Grupo do Whatsapp Cuiabá
Notícias

Advogada muçulmana defende trajes religiosos em fotos de documentos no STF

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia
advogada muculmana sustenta stf favor trajes religiosos fotos documentos

Via @portalmigalhas | Nesta quinta-feira, 8, ocorreu a primeira sustentação oral realizada por uma advogada muçulmana usando hijab no plenário do STF. Quesia Barreto dos Santos, representando a UNI – União Nacional das Entidades Islâmicas, sustentou em processo que analisa se é possível utilizar trajes religiosos em fotos para documento de identificação civil. 

Em sua fala, a advogada afirmou que “o véu não é uma mera vestimenta ou um acessório, ele é uma prática religiosa no Islã e, como tal, precisa ser preservado de acordo com o art. 5º da Constituição Federal”.

“A retirada do véu em público por uma mulher muçulmana, por analogia, equivale a você solicitar que uma mulher não muçulmana retire a sua camisa para poder tirar uma foto no documento oficial.”

Na ocasião, ministro André Mendonça parabenizou a advogada pelo feito e expressou a esperança de que seu exemplo inspire outras mulheres muçulmanas a também sustentarem na Corte. “Que o seu exemplo sirva de exemplo, referência para outras mulheres muçulmanas também virem ao Supremo exercer esse múnus público que é a advocacia.”

O presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, destacou a relevância do tema abordado no processo em que a advogada sustentou e enfatizou que a intolerância religiosa não faz parte da essência do povo brasileiro.

“A intolerância religiosa não é característica do povo brasileiro, nunca foi e não pode passar a ser. Aqui entre nós, católicos, evangélicos, judeus, pessoas que professam religiões africanas, budistas, todos tem o seu lugar e todos merecem ser tratados com respeito e consideração. Portanto, o Poder brasileiro rejeita todo o tipo de animosidade de natureza religiosa.”

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/401697/stf-advogada-muculmana-defende-traje-religioso-em-documentos-oficiais

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.