TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Mato Grosso Sorriso

Nobres visitam Sorriso para conhecer trabalho da Secretaria da Mulher e FamĂ­lia

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

A gestora da Secretaria da Mulher e da FamĂ­lia (Semfa) e primeira-dama de Sorriso, Mara Fernandes, recebeu nesta manhĂŁ, 08 de outubro a primeira-dama de Nobres, Leidy Santana, alĂ©m da secretĂĄria de AssistĂȘncia Social de Nobres, Mari Hoepers. As duas vieram a Sorriso para conhecer e entender um pouco mais o rol de açÔes desenvolvidas pela Semfa. A adjunta da pasta sorrisense, Ana Paula Carvalho, a titular da AssistĂȘncia Social (Semas) local, Daniela Marsola e a adjunta da pasta, Rejane Reis tambĂ©m participaram do encontro.

Mara pontuou que a Secretaria da Mulher nasceu da necessidade de ofertar polĂ­ticas pĂșblicas para as mulheres e famĂ­lias do MunicĂ­pio. “Nossa atuação visa proteger contra a violĂȘncia, ofertar suporte psicolĂłgico e  promover a capacitação profissional, pois muitas das vĂ­timas dependem financeiramente do agressor”, detalha.

[Continua depois da Publicidade]

Conforme a gestora sorrisense, a Semfa veio para abraçar e cuidar essas vĂ­timas. Desde a implantação da pasta, açÔes como a instalação do Banco Vermelho, iniciativa que visa combater a violĂȘncia contra a mulher, atravĂ©s da instalação de bancos vermelhos em locais pĂșblicos com mensagens de reflexĂŁo e informaçÔes sobre canais de ajuda e denĂșncia; campanhas como do Agosto LilĂĄs e, recentemente, a instalação da Espaço de Acolhimento Sala LilĂĄs, na Upinha da Zona Leste, tem tido um efeito positivo junto Ă  comunidade local.

“Aqui trabalhamos de forma conjunta com vĂĄrias secretarias, em especial com a AssistĂȘncia Social por entendermos que partilhamos o mesmo pĂșblico. Nossa função Ă© acolher e auxiliar essa vĂ­tima”, frisa. A secretĂĄria pontua ainda que em Sorriso a Rede Unificada de Proteção Ă  Mulher, Idoso, Criança e Adolescente instalada, presta um grande suporte nos casos de violĂȘncia contra a mulher. A secretĂĄria acrescenta que o “feminicĂ­dio Ă© evitĂĄvel e Ă© compromisso pĂșblico e comunitĂĄrio a implantação de polĂ­ticas para a defesa da vida”.

Para Leidy, todas estas sĂŁo açÔes essenciais. “Entendemos que a violĂȘncia contra a mulher estĂĄ em todas as classes sociais e se apresenta de vĂĄrias formas, por isso, buscamos conhecer como a Secretaria estĂĄ instalada em Sorriso e suas principais açÔes”, destaca.

[Continua depois da Publicidade]

“Sempre destacamos que em um processo difĂ­cil, como uma situação de violĂȘncia, o acolhimento, a psicoterapia Ă© fundamental no processo de acolhimento e recuperação das vĂ­timas, elas chegam extremamente fragilizadas e precisando de amparo”, acrescenta Mara. “Ficamos muito felizes em receber nossas colegas e partilhar um pouco do trabalho de Sorriso”, finaliza.

Para receber nossas notĂ­cias em primeira mĂŁo,

adicione Dia de Ajudar Ă s suas fontes preferenciais no Google NotĂ­cias
.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.