Uma ninhada de leitões nasceu com deformidades em uma fazenda da cidade de Tangará da Serra (242 km de Cuiabá). Uma porca deu à luz a onze leitões e a maioria deles nasceu com algum tipo de malformação, fato que preocupou o proprietário dos animais.
O produtor rural Ademilson Rios do Nascimento vive da criação de suínos há 37 anos. Porém, afirmou que essa é a primeira vez que testemunhou um acontecimento dessa natureza. Segundo o suinocultor, alguns leitões nasceram sem olhos e focinhos. Dois deles acabaram morrendo.
“Essa é a quarta cria dela e vieram esses leitões defeituosos, que morreram cedo. O único que nasceu perfeito morreu”, relembrou Ademilson.
De acordo com Felipe Mainardi, médico veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), a anomalia congênita, provavelmente, ocorrereu pela combinação de genes recessivos, através do cruzamento da matriz com um de seus filhotes adultos.
“Esses porcos muito provavelmente tinham o gene da má formação, mas que ainda não eram expressos. Quando os animais foram cruzados esse genes se uniram e ocorreu a má formação”, disse o especialista.
O veterinário disse ainda que a chance de sobrevivência de animais deformados é baixíssima, e mesmo que cheguem a sobreviver, as chances de se desenvolverem são muito raras.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews