é o novo filme brasileiro da Netflix, que tem e Amendoim, um cachorro caramelo, como protagonistas. A direção é de , o mesmo do sucesso do streaming , e o longa traz reflexões sobre a vida ao lado do grande amigo do homem, um cachorro.
Essa é a primeira vez que um cachorro caramelo, símbolo do Brasil, é parte central de um longa, como homenagem a eles que já são patrimônio cultural do país. Na história, Pedro (Vitti) é um chef de cozinha que está prestes a realizar seu sonho de liderar um restaurante, até que um diagnóstico inesperado vira a sua vida de cabeça para baixo.
Para enfrentar o seu maior desafio, ele conta com a ajuda de um simpático vira-lata caramelo e embarca em uma jornada emocionante. Por isso, o filme é recheado de cenas impressionantes com o astro de quatro patas, que contou com o adestramento de Luis Estrelas.
O interessante é que, apesar de ter várias fases do Caramelo no filme, na vida real ele ainda era um bebê: tinha 9 meses quando o longa foi filmado. Em entrevista ao AdoroCinema, Luis contou um pouco sobre o processo de escolha do protagonista. Assista à entrevista completa:

Netflix
A procura foi longa, fizeram testes pelo Brasil inteiro, mas a chegada do Caramelo foi inusitada. “O Amendoim tinha cerca de 9 meses nas filmagens e isso não foi uma escolha. Ele apareceu para a gente, na verdade, no nosso sítio. Começamos a pesquisa, dezembro, janeiro, fevereiro e nada de achar. É muito difícil, porque não é só achar o protagonista. Nós tínhamos dublês. Foram seis dublês, então, tínhamos que achar o protagonista mais os dublês. Não é fácil, por conta do tamanho, por exemplo, um era mais pesado, o outro era menor, o outro tinha a cara do caramelo, mas o focinho era rosa”, contou.
Desde cedo, o talento do Amendoim foi percebido: “Ele veio da rua. A gente trabalha com cães há muito tempo, minha família trabalha com isso há mais de 60 anos, e a gente sabe quando é diferenciado. Então, por isso que eu falei pra Netflix: ‘O Amendoim é diferenciado’. Na verdade, na pesquisa, a gente estava procurando um cão adulto, porque nós tínhamos a fase de um filhote, que não era ele, que ele já era grandinho. E a Netflix perguntou pra mim se ele ficaria com 12 quilos, eu respondi que achava que sim e ele ficou mesmo com 12 quilos. Hoje ele é meu e do Jeová, que é meu irmão, que ele apareceu no sítio. Quem recebeu ele a primeira vez foi o Jeová que continuou treinando ele”.
Em Caramelo, o cãozinho é um verdadeiro bagunceiro e, na vida real, ele ainda não era um cachorro-ator! Por isso, o adestrador contou que foi mais fácil treinar um filhote, já que ele ainda estava descobrindo o mundo. “Quando a gente procura a escola, é pra educar, pra não destruir cama, pra não destruir o saco de lixo, pra não pegar o papel higiênico… E com ele foi ao contrário, precisávamos incentivar a ‘destruir’ e elogiar quando acontecia”, revelou.
Agora, Amendoim passou por um processo de “reeducação” e reaprender a palavra “ação”, já que ela significava “destruição” para ele no set.
QUAL FOI A CENA MAIS DIFÍCIL DE FILMAR EM CARAMELO?

Netflix
Uma pergunta que muita gente faz quando assiste filmes de cachorro é: “o animal sofre no set?”. Luis, responsável pelo trabalho de Amendoim em Caramelo, contou qual foi o maior desafio do filme da Netflix e a cena mais difícil de gravar.
“Para ele, é uma grande diversão. Então, tudo que ele fazia era na brincadeira. Mas, quando a gente estava filmando, no set, além de ser umas coisas que ele faz de bagunça, ele tem um momento também de concentração, que ele tem que fazer, que a gente treina ponto A e ponto B. Mas a cena mais difícil do filme pra mim, foi a cena da cozinha. A gente levou quase 30 dias pra treinar, uma semana ensaiando com ele e tinha dublê…Então, nesse caso a gente treinou ponto A, B, C, D e E pra ele. Demorou 30 dias para o treinamento da cena e pra gravar, a gente fez umas cinco cenas”, contou ele.
No total, eram 12 horas no set, mas não de filmagem, e muitas vezes as filmagens eram paradas por conta das suas necessidades. O profissional comentou também que é preciso uma preparação especial para o cachorro no set, contemplando o físico e o mental do animal.
”Montamos uma equipe com fisioterapeuta, veterinário, natação, exercícios… Ele teve uma preparação como um ator tem, tivemos esse cuidado para chegar no set de filmagem. E quando não estava rodando no set, ele saía dali, ele tinha o que a gente chamava de ‘cãomarim’, ele ia pra rua, passeava na rua, brincava…pra ele era uma grande diversão. Por exemplo, na cena da cozinha. Depois, voltando pro nosso espaço, ele tinha a fisioterapia que fazia até massagem nele”, contou.
Assista à entrevista completa:
Caramelo traz no elenco, ainda, , , , , , R e, além de e e uma participação especial da chef . O longa já está disponível na Netflix.
Fonte: adorocinema