Antes de ser associado a séries de sucesso como ou , interpretava o capitão de uma nave espacial diferente de todas as outras em uma série de ficção científica que se tornou cult com o tempo: . Embora tenha durado apenas uma temporada, a obra permanece gravada nas memórias – e no coração de seus fãs.
Exibida no início dos anos 2000 e criada por , Firefly acompanhava as aventuras da tripulação da Serenity, uma nave de contrabandistas. No show com ares de western galáctico, Nathan Fillion interpretava o capitão Malcolm “Mal” Reynolds, um papel ainda hoje considerado por muitos como um de seus mais marcantes. Ao seu lado, a atriz interpretava Kaywinnet Lee “Kaylee” Frye, a mecânica doce e apaixonada da nave.
Uma série especial
Vinte e três anos após o fim abrupto da série, e 20 anos após o lançamento do filme que prolongou a história, as memórias dessa época permanecem vívidas para os atores. Jewel Staite, hoje com 43 anos, ainda fala sobre isso com certa emoção.
Em uma entrevista concedida ao Bleeding Cool no ano passado, ela confessou que Firefly ocupava um lugar único em sua trajetória, e explicou o que, segundo ela, tornou esta série tão especial para os fãs.
“Eu não sei o que é, se é apenas por causa de sua curta duração, mas [a série] era um pequeno outsider na época, e se tratava essencialmente de um grupo de outsiders que lutavam contra uma grande empresa ao qual as pessoas se apegaram e tiveram a impressão de que era seu [grupo] e que faziam parte da história sendo fãs da série e é assim que continua. É como se vivêssemos isso por procuração. Sabe, eu sempre digo que é como viver nesta outra dimensão com este fandom que não quer largar”.

FOX
Uma cumplicidade sempre atual
Mesmo que as filmagens do show e do longa-metragem tenham durado apenas 6 meses no total, os laços entre os membros do elenco permaneceram fortes. Jewel Staite falou especialmente de Nathan Fillion com enorme admiração e gratidão.
“Ele é o melhor. Ele me ensinou tantas coisas sobre ser um número um e eu roubei dele muitas técnicas, sem vergonha, sobre como liderar um grupo, tratar as pessoas, criar um bom ambiente, tudo isso. Tudo isso é graças a ele e ao que vi quando tinha 19 anos e quis adotar como forma de criar um ambiente perfeito porque sinto que isso se transmite, como sabemos, de cima. Se a pessoa no topo mantém um nível de humor, gratidão e gentileza, então todo mundo seguirá seu exemplo”.

FOX
Mas a cumplicidade deles não parou nesse período. Duas décadas depois, Jewel Staite ainda pode contar com Nathan Fillion, especialmente nos momentos difíceis.
“Ainda peço conselhos ao Nathan com frequência. Se estou em uma situação difícil e não sei o que fazer, mando uma mensagem para ele e exponho o cenário, pergunto o que ele faria, e ele sempre me dá os melhores conselhos. Mesmo quando não quero ouvir, mesmo quando não é o que eu queria ouvir, ele me dá bons conselhos sobre como proceder, e ele sempre está certo”.
Firefly só teve direito a uma existência curta na tela, mas seu legado perdura. Não apenas através dos fãs que perpetuam sua memória, mas também através dos laços duradouros que criou entre seus atores.
Fonte: adorocinema