A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sinop realizou um mutirão no último sábado (19) que resultou em mais de 130 atendimentos e atualizações do Cadastro Único (CadÚnico). A ação, que ocorreu na sede da secretaria, teve como foco alcançar o público prioritário que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Dona Lucinda Correia da Silva, moradora do Residencial Nico Baracat, compareceu ao mutirão e destacou a importância de manter o CadÚnico em dia.
“É importante manter o cadastro atualizado, porque é por meio dele que a gente recebe os benefícios da assistência social. Eu fiquei mais de 40 anos pagando aluguel, deixando, muitas vezes, de comer para pagar o aluguel e hoje tenho meu apartamento no Nico Baracat. Eu recebo o BPC e, hoje, vim atualizar o cadastro para eu não perder ele. O atendimento está de parabéns, só tenho a agradecer”, afirmou.
Ivan Altíssimo, coordenador do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família na secretaria, explicou que o CadÚnico é a principal ferramenta do Governo Federal para acessar informações sobre a vida social da população brasileira e, assim, implementar políticas públicas de assistência social. A falta de atualização cadastral pode levar ao bloqueio ou até mesmo à perda do benefício.
“Em Sinop, já existem mais de 100 idosos e pessoas com deficiência que estão há 48 meses com seus cadastros desatualizados e, consequentemente, com os benefícios bloqueados. Por isso, promovemos essa ação extra, para ajudá-los a atualizar seus cadastros. Conseguimos atingir nosso objetivo e atualizamos mais de 130 cadastros dos que eram prioridade e precisavam dessa ação”, celebrou Ivan.
Sinop conta com 4.415 beneficiários do BPC. O serviço de atualização do CadÚnico é oferecido pela Secretaria de Assistência Social nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Ivan Altíssimo informou que, desde o ano passado, a equipe do CadÚnico vem realizando grandes mutirões e visitas domiciliares para alcançar o público prioritário, apesar das dificuldades geradas por mudanças de endereço e número de telefone dos moradores.
Fonte: cenariomt