Mães e pais de Sorriso estão levando seus filhos para consultas oftalmológicas em um mutirão organizado pela prefeitura. A iniciativa, que segue até o final de maio, tem como objetivo atender 360 crianças e adolescentes, desde recém-nascidos até jovens de 17 anos.
O foco das consultas varia de acordo com a idade. Nos recém-nascidos, o principal procedimento é o teste do olhinho, um exame simples e rápido que permite a detecção precoce de doenças oculares que podem levar à cegueira. Já para as crianças maiores e adolescentes, as consultas abrangem desde a primeira avaliação oftalmológica para identificar possíveis problemas de visão até o acompanhamento de condições já diagnosticadas.
A prefeitura destaca que a ação visa facilitar o aprendizado escolar e prevenir doenças oculares na população infantojuvenil. O mutirão busca agilizar o atendimento das solicitações que chegam através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
As consultas estão sendo realizadas por médicos oftalmologistas especialistas. Eles enfatizam a importância da avaliação oftalmológica anual para o acompanhamento da saúde ocular e o diagnóstico precoce de diversas enfermidades.
A Central de Regulação da Secretaria de Saúde está entrando em contato com as famílias para informar sobre os dias e horários para a retirada das guias de consulta. A coordenadora da Central orienta os pais a ficarem atentos às mensagens e ligações da Secretaria, especialmente através do número (66) 99978-8441, que pode ser salvo e utilizado para contato via aplicativo de mensagens. É importante que os dados de contato nas UBSs estejam sempre atualizados para garantir o agendamento.
Para a realização dessas 360 consultas no mês de maio, o município está investindo recursos próprios, utilizando a estrutura do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires para a aquisição dos serviços. Desde o início do ano até abril de 2025, Sorriso já investiu em consultas oftalmológicas para quase 500 crianças e adolescentes, demonstrando o compromisso da gestão com a saúde ocular da população mais jovem.
Fonte: cenariomt