O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) contabilizou mais de 220 mil visitantes ao longo de 2024. O balanço, divulgado nesta semana pela equipe museológica, reflete o movimento registrado tanto nas visitas presenciais quanto nas online, como no “tour virtual pelo museu, lives, cursos, rodas de conversa e seminários”.
A diretora do MAS-MT, Viviene Lozi, explica que as atividades desenvolvidas pelo museu são planejadas com antecedência e cuidadosamente estruturadas para serem realizadas todos os meses, atendendo a diversos públicos e despertando continuamente o interesse da população pela arte, história e cultura.
“Nossa equipe se empenha em tornar as visitas ao museu uma experiência divertida, criativa e lúdica. Temos o diferencial de estarmos localizados no centro da cidade, o que, por si só, torna o MAS acessível a todos os públicos. Além disso, mesmo bem posicionados em Cuiabá, buscamos expandir nossas ações por meio de atividades online. Já tivemos eventos virtuais que alcançaram mais de 2 mil pessoas em uma única edição”, destaca a diretora.
O balanço anual de visitações do MAS-MT considera o público presencial, os participantes das ações educativas nos projetos Escola no Museu e Museu na Escola, os visitantes das exposições itinerantes que circulam por outros municípios do estado, as exposições virtuais e os eventos de formato híbrido – presencial e online –, além de atividades de alcance exclusivamente digital.
Entre os eventos híbridos, Viviene destaca as exposições virtuais, lançamentos de livros, capacitações, rodas de conversa, oficinas, o Clubinho do Livro, palestras, cursos e seminários.
Ainda segundo a diretora do MAS-MT, com a pandemia da Covid-19 foi necessário modificar a forma de interação com o público, fortalecendo ações online. “Deu tão certo que conseguimos cativar esse público e nos adaptar a essa nova forma de levar conhecimento, trocar experiências e fomentar a cultura. Hoje, temos um evento totalmente online, o SEMIDEC – Seminário Museu em Diálogos e Conexões –, que reúne profissionais de museus de todo o país para estabelecer trocas de experiências em mesas-redondas, palestras e comunicações. No último seminário, tivemos 3.221 participantes online em 4 dias de evento.
O coordenador de Acervo e Exposições do MAS-MT, Marcos Contijo, explica que o museu realiza diversos projetos com o objetivo de difundir seu acervo e ampliar a interação com o público. “No projeto Museu na Escola, por exemplo, levamos réplicas do acervo às unidades escolares e o tour virtual do museu, permitindo que as crianças e adolescentes possam manuseá-las e, a partir disso, desenvolver atividades educativas, lúdicas e temáticas.”
Com uma programação diversificada e ações inclusivas, o MAS-MT reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e à preservação do patrimônio histórico. A cada ano, o museu amplia seu alcance, consolidando-se como um espaço vivo de aprendizado, reflexão e conexão entre o passado, presente e o futuro.
Fonte: leiagora