Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mundo

Zelensky solicita ajuda urgente dos EUA para a Ucrânia, antes das eleições.

2024 word3

O presidente da Ucrânia, , pediu na terça-feira 9, aos que não atrasem a ajuda à até depois das eleições presidenciais de novembro. Ele está em Washington para participar da 37ª da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que começou na terça-feira e vai até quinta-feira 11.

O mandatário expressou incerteza sobre as ações de Donald Trump caso ele vença a eleição, visto que Trump criticou repetidamente a extensão da ajuda norte-americana a Kiev. Zelensky apelou aos líderes políticos dos EUA para que aprovem novos auxílios antes do pleito.

“Todos estão à espera de novembro”, disse Zelensky. “Os norte-americanos estão à espera de novembro, a Europa, o Oriente Médio, o Pacífico, o mundo inteiro está olhando para novembro e, falando verdadeiramente, Putin também espera por novembro”.

Para o presidente ucraniano, é “ de sair das sombras, de tomar decisões fortes, de agir” e não esperar por novembro ou qualquer outro mês. Desde o início do conflito, o financeiro dos EUA à Ucrânia já ultrapassou € 20 bilhões.

Zelensky está particularmente interessado no resultado das eleições norte-, já que o atual presidente expressou apoio incondicional à Ucrânia, enquanto Trump declarou que, se eleito, condicionará o fornecimento de equipamentos a um acordo de paz com a Rússia.

Zelensky fala de relacionamento com Trump

Zelensky e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em uma reunião - 25/9/2019 | Foto: Reprodução/Redes sociais
Zelensky E O Ex-Presidente Dos Eua, Donald Trump, Em Uma Reunião – 25/9/2019 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Também na terça-feira, Zelensky afirmou que “não conhece” Trump “muito bem”, mas lembrou de “boas reuniões” com ele durante sua presidência, antes da invasão russa da Ucrânia.

Quando questionado sobre a opinião de Vladimir Putin em relação a Biden e Trump, Zelensky comentou que ambos “são muito diferentes, mas apoiam a democracia”. Por essa razão, o presidente ucraniano pensa que Putin vai “odiar ambos”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.