Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mundo

Ucrânia apresenta provas: ataque a hospital foi ordenado pela Rússia

2024 word2

O Serviço de Segurança do Estado da Ucrânia (SBU) apresentou nesta terça-feira, 9, evidências de que o principal hospital infantil de foi atingido diretamente por um míssil de cruzeiro russo Kh-101.

“As conclusões dos especialistas são inequívocas – foi um ataque direto”, afirmou a SBU no Telegram. Foram compartilhadas imagens de um fragmento de motor de míssil encontrado no local.

A SBU sustentou que a análise da e dos danos confirma a autoria russa. No entanto, o país nega e atribui a destruição ao sistema de defesa antiaérea ucraniano.

A Rússia afirma que a destruição do hospital em Kiev partiu de um equipamento de defesa antiaérea da própria Ucrânia. O Kremlin ainda insistiu que Moscou não realiza ataques a alvos civis no país.

ONU enviou equipe a hospital da Ucrânia depois do ataque

A Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma equipe ao hospital depois do ataque. O chefe dos direitos humanos da ONU, Volker Turk, afirmou que crianças estavam recebendo tratamento em áreas improvisadas devido aos danos no hospital Okhmatdyt, o maior hospital infantil da Ucrânia.

Turk mencionou que 12 departamentos foram danificados, incluindo o único laboratório de oncologia e hematologia do país.

O Conselho de Segurança da ONU deve realizar uma reunião especial para discutir o ataque, convocada pelo presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, que prometeu retaliação.

Zelensky declarou no X/ que ainda não se sabe o número exato de vítimas e que “há pessoas debaixo dos escombros”. Ele destacou que todos estão empenhados em resgatar o maior número de pessoas possível.

O ministro da defesa ucraniano, Rustem Umerov, apelou por mais sistemas de defesa aérea para proteger o país. Zelensky tem solicitado repetidamente ao Ocidente por mais apoio nesse sentido.

O novo -ministro do Reino Unido, Keir Starmer, condenou o ataque, chamando-o de “a mais depravada das ações”.

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.