O Tufão Man-Yi atingiu a , no norte das Filipinas, na noite deste sábado, 16. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas.
A meteorologia local registrou ventos de 195 km/h, com rajadas de até 240 km/h. Esta foi a sexta grande tempestade a atingir o país em menos de um mês.
As chuvas derrubaram postes e árvores, deixando Catanduanes sem energia. De acordo com o oficial de Mitigação de Desastres da província, Roberto Monterola, as equipes de resposta a desastres ainda contabilizam quantas casas sofreram danos na última tempestade. Contudo, estima-se que quase metade dos 80 mil habitantes da província estavam abrigados em centros de evacuação.
Tufão Man-Yi: sem registros de mortos e feridos
Até o momento, não há registro de vítimas. No entanto, a previsão é que o tufão se desloque para noroeste e atinja o norte de Luzon, região mais populosa do país.
Inicialmente, a Região Metropolitana de Manila, capital das , ficou de fora do impacto direto. Autoridades, entretanto, colocaram a cidade sob alerta, com avisos sobre surtos de tempestade costeira.
A agência meteorológica do país advertiu sobre uma “situação potencialmente catastrófica e ameaçadora à vida” para as províncias que estão na rota do Tufão Man-Yi.
Revista , com informações da Agência Estado e da Associated Press
Fonte: revistaoeste