A Apple apresentou a nova versão do iOS18 esta semana. O sistema de operações do iPhone, vai valer para seis modelos mais recentes de smartphones que vão receber atualização, enquanto outros cinco ficarão de fora. O sistema agora tem mais alternativas para personalização e mais autonomia de bateria.
Por exemplo, é possível bloquear aplicativos e exigir uma verificação por biometria para ele ser aberto, o que promete oferecer mais privacidade aos usuários. Os ícones de aplicativos na tela inicial poderão ser posicionados em qualquer lugar, sem ter de seguir o padrão de alinhamento.
Para o modo noturno, haverá a opção de cores para personalizar aplicativos. Com um visual mais limpo, a Central de Controle, que dá acesso a opções de Wi-Fi, Bluetooth, controle de som e brilho, também tem ícones mais arredondados e atalhos.
IA da Apple
Outro anúncio foi o Apple Intelligence, sistema de Inteligência Artificial (IA) que será utilizada no iPhone, iPad e Macbook.
O ceo Tim Cook, afirmou que a plataforma de IA da Apple será “poderosa, intuitiva, integrada e privada”.
“Nossa abordagem única combina IA generativa com o contexto pessoal de um usuário para fornecer inteligência verdadeiramente útil. E pode acessar essa informação de forma completamente privada e segura para ajudar os usuários a fazer as coisas que mais importam para eles”, afirmou.
A promessa é que o Apple Intelligence será totalmente integrado com os aplicativos dos devices com a capacidade de outros sistemas já conhecidos como o Gemini (do Google) e ChatGPT, este, inclusive, será integrado à Siri.
Leia mais notícia boa
Autonomia do novo sistema
Para oferecer melhorar a longevidade da bateria dos dispositivos, a Apple implementou um recurso que permite definir o limite de carga com incrementos que vão de 5% a 80%.
Isso aumenta as opções do usuário para calibrar o equilíbrio ideal entre a vida útil da bateria e a autonomia diária de uso do iPhone.
Com o novo iOS18 também será possível mudar os controles na parte inferior da Tela Bloqueada, escolher entre as opções disponíveis na galeria ou remover totalmente os controles.
O botão de Ação do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max permite ainda a ativação rápida dos controles exibidos na galeria.
A reprodução automática do conteúdo em todo o app dá vida às fototecas, para relembrar grandes momentos ao percorrer as imagens.
Como cada fototeca é única, o app é personalizável. Quem tem iPhone poderá organizar as coleções, fixar as coleções mais acessadas e adicionar o que consideram mais importante à visualização em carrossel.
Personalização do iOS18
Os ícones de apps e os widgets podem ganhar um novo visual com efeito escuro ou colorido, ou podem ser exibidos em tamanho maior para criar a experiência ideal.
É possível ainda adicionar à Central de Controle os controles de apps de terceiros compatíveis para destravar rapidamente um carro ou ir direto para a captura de conteúdo em uma rede social, tudo em um só lugar.
Os apps bloqueados e ocultos oferecem a tranquilidade de que ninguém verá por engano as informações que desejam manter privadas, como notificações e o conteúdo dos apps.
O usuário pode bloquear apps
Para aumentar a privacidade, também é possível ocultar um app, simplesmente movendo-o para uma pasta bloqueada de apps.
Quando um app está bloqueado ou oculto, os conteúdos como mensagens e e-mails dentro do app não aparecem nas buscas, notificações e outras opções do sistema.
iPhones que receberão atualização do iOS 18
iPhone antigos não terão iOS18
Não vão receber a atualização do iOS 18:
Apenas para desenvolvedores, por enquanto
O modelo iOS 18 ainda não está disponível para compra, somente para desenvolvedores.
A expectativa, segundo especialistas, é que a Apple disponibilize o software quando for lançado o iPhone 16, em setembro.
Para atualizar seu iPhone para o iOS 18, é necessário seguir as orientações:
- Abrir os ajustes do seu iPhone;
- Ir para “Geral”;
- Selecionar “Atualização de Software”
- Tocar em “Baixar e Instalar”.
Se a atualização estiver disponível, o dispositivo vai começar a baixar automaticamente.
Com informações da Remessaonline e Apple
Fonte: sonoticiaboa