O paulistano gabriel Bortoleto, 26, será o representante brasileiro na Fórmula 1 a partir de 2025. Ele foi confirmado nesta quarta-feira, 6, como o novo piloto da , e vai substituir Valtteri Bottas.
Bortoleto assinou um contrato de longa duração com a equipe e será o primeiro brasileiro a competir na categoria principal do esporte desde Felipe Massa, que foi do time da Williams em 2017.
Em 2025, depois de longas negociações, a Sauber optou por mudar seus dois pilotos. Além de Bortoleto, o alemão Nico Hulkenberg, da Haas, também vai correr pela equipe na próxima temporada. Bottas e o chinês guanyu zhou deixarão o grid.
Bortoleto brilhou no kart antes de chegar à F1
Antes de chegar à Fórmula 1, Bortoleto se dedicou ao kart e ganhou destaque na Fórmula 3 e na Fórmula 2.
Em 2019, o brasileiro ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial de Kart e despertou atenção dos empresários e donos de equipe. No ano seguinte, Bortoleto iniciou a trajetória nos carros de fórmula.
Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 no ano passado pela Trident, com 164 pontos. Ao too, ele subiu ao pódio seis vezes e conquistou duas vitórias.
Nesta temporada, representando a Invicta Racing, o brasileiro está na lidernaça da Fórmula 2, com 169,5 pontos. O vice-líder é o argelino Isack Hadjar, da Campos Racing, com 165 pontos.
Como assinou contrato plurianual com a Sauber, Gabriel Bortoleto vai deixar o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, uma das equipes mais tradicionais da história da Fórmula 1. Em 2026, a Sauber vai se transformar em Audi F1 Team.
Fonte: revistaoeste