Sophia @princesinhamt
Mundo

”Descoberta surpreendente: Antiga cidade maia encontrada por acaso em floresta do México”

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma antiga cidade maia foi descoberta por acidente em Campeche, no sudeste do México. Luke Auld-Thomas, doutorando da Universidade Tulane, encontrou a cidade enquanto analisava dados online de um levantamento a laser realizado por uma organização mexicana. Utilizando métodos arqueológicos, ele conseguiu identificar a cidade.

De acordo com a BBC, o levantamento que Luke encontrou era uma pesquisa Lidar. Essa técnica emite pulsos de laser a partir de uma aeronave para mapear objetos no solo.

Os pesquisadores acreditam que a cidade abrigou entre 30 mil e 50 mil pessoas em seu auge, entre os anos 750 e 850 d.C., superando a população atual da região.

A cidade recebeu o nome de Valeriana, em homenagem a uma lagoa próxima. A equipe de Luke, juntamente com outros pesquisadores, descobriu três sítios em uma área comparável ao tamanho de Edimburgo, na Escócia.

Características da cidade maia

Ruínas de Calakmul, no México; antiga civilização maia fica próxima à cidade recém-descoberta | Foto: Reprodução/Redes sociais
Ruínas De Calakmul, No México; Antiga Civilização Maia Fica Próxima À Cidade Recém-Descoberta | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O professor Marcello Canuto, coautor do estudo publicado na revista Antiquity, afirmou que essa descoberta desafia a ideia de que os trópicos eram locais onde “as civilizações iam para morrer”.

Os pesquisadores identificaram 6.764 edifícios de tamanhos variados nos três sítios. Conforme a BBC, Valeriana apresenta características de uma capital e, em termos de densidade de edifícios, só é superada por Calakmul, que está a 100 km de distância.

YouTube video

Foram encontrados casas, calçadas, praças com templos piramidais, anfiteatros, uma quadra de jogo de bola e vestígios de um reservatório.

A antiga cidade maia estava “escondida à vista de todos”, a apenas 15 minutos a pé de uma estrada principal perto de Xpujil.

A pesquisa sugere que a erradicação das cidades-estado maias ocorreu, em parte, devido à superpopulação, à incapacidade de lidar com problemas climáticos, além de guerras e a conquista espanhola no século XVI.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.