Mundo

Aliança Conservadora: Líder francês propõe pacto com a direita para eleições antecipadas

2024 word2

O líder do partido de centro-direita da França propô, nesta terça-feira, 11, uma aliança eleitoral com o Rassemblement National (RN), partido de direita, antes das eleições legislativas antecipadas em 30, que abalaram os mercados financeiros.

Eric Ciotti afirmou que seu partido, o Les Républicains (LR), precisava fazer “uma aliança com o RN, seus candidatos, com todos aqueles que se identificam com ideias da direita, com os valores da direita”.

A situação refletiu a ascensão da direita em outras partes da Europa. Um pacto aumentaria as chances do RN de obter uma maioria absoluta na eleição antecipada pelo presidente Emmanuel Macron, em declaração feita no último domingo 9.

A inesperada decisão de Macron ocorreu por causa da derrota de seu partido para o RN. A nova eleição ocorrerá em dois turnos nos dias 30 de junho e 7 de julho.

Macron, ao convocar as eleições, porém, deparou com mais um obstáculo, que foi a formação de outro pacto, este realizado entre as alas da esquerda.

Isto frustrou as esperanças de ele formar uma frente unida com as forças da centro-esquerda e da centro-direita para enfrentar o RN.

Disputa interna entre os conservadores

O líder do RN e aliado de Marine Le Pen, Jordan Bardella, de 28 anos, também se reuniu com membros de outro grupo de direita, ao se encontrar com a deputada Marion Maréchal nesta segunda-feira, 10, para discutir opções.

Maréchal, sobrinha de Le Pen, abandonou o partido de sua tia para se juntar ao rival de direita Reconquête.

A aliança, no entanto, não está confirmada. rejeitaram imediatamente o apelo de Ciotti. O LR está dividido esta questão e poderia se desintegrar na corrida para a eleição.

Le Pen, entretanto, procurou estimular o movimento de aproximação. A líder da direita, afirmou que Ciotti fez uma “escolha corajosa” e elogiou seu “senso de responsabilidade”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.