O Governo de Mato Grosso enviou uma missão técnica à África do Sul para conhecer de perto o modelo de gestão do renomado Parque Nacional Kruger. O objetivo da viagem é adaptar as práticas de sucesso daquele país ao Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, e assim, transformar o estado em um destino internacional de safári de vida selvagem.
A iniciativa faz parte de uma estratégia de promoção já em andamento, que conta com a colaboração da Embratur, Sebrae e uma campanha na National Geographic. A meta é posicionar o Pantanal para competir com roteiros consolidados como os da própria África do Sul, Quênia e Tanzânia.
O Parque Estadual Encontro das Águas se destaca no mercado por abrigar a maior densidade de onças-pintadas do planeta, com cerca de oito felinos a cada 100 km². Isso contrasta com o Parque Kruger, que é famoso pelos “Big Five”: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.
Geração de renda e preservação
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que o objetivo é desenvolver um modelo de safári que, além de gerar emprego e renda, preserve a biodiversidade local. Para ele, aprender com a experiência sul-africana é fundamental para que Mato Grosso se posicione entre os destinos mais desejados do mundo.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que integra a missão, explicou que a equipe busca estudar a gestão de animais silvestres de grande porte para identificar soluções aplicáveis à realidade brasileira.
A programação da missão no Parque Kruger inclui estudos sobre gestão de unidades de conservação, ações contra a caça ilegal, desenvolvimento de turismo e gestão financeira. Para Mauren Lazzaretti, a instalação de equipamentos turísticos nas unidades de conservação é essencial para fortalecê-las e gerar benefícios à sociedade.
Secom-MT
Missão é avaliar práticas adotadas no país africano que podem ser adaptadas ao Parque Estadual Encontro das Águas
Campanha internacional
A estratégia de promoção internacional, chamada “Safari for the Senses”, tem um investimento de US$ 150 mil do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Funtur). A campanha será veiculada nos canais da National Geographic e terá alcance estimado de 10 milhões de impressões, com postagens no perfil global da Nat Geo no Instagram, que tem 280 milhões de seguidores.
O fotógrafo brasileiro Filipe DeAndrade, radicado nos EUA, esteve no Pantanal em junho para registrar imagens e sons para a campanha. Além disso, ações de recepção de operadores estrangeiros e a participação em feiras globais já foram realizadas para promover o destino.
Fonte: unicanews