O mundo da moda é marcado pelo constante retorno de hits de outras décadas, com ar repaginado. Na lista de 2024, está a calça capri. Trata-se de mais um dos casos extremos de “ame ou odeie”. A polêmica envolve seu comprimento mais curto, que costuma causar muitas dúvidas referente ao efeito na silhueta. Independente da sua opinião, não se pode negar que tem ganhado cada vez mais espaço.
O Fashion Bubbles preparou um artigo especial sobre o assunto! Reunimos dicas para ajudar na hora da composição do visual. Também selecionamos 20 fotos para servir de inspiração. E não se esqueça de refletir sobre seu estilo pessoal e perceber se a tendência realmente combina com seu jeito de ser e de se vestir!
O que significa calça capri?
Calça capri é mais longa que uma bermuda e mais curta que uma calça. O comprimento pode variar entre pouco abaixo do joelho até acima do tornozelo. É conhecida pela silhueta ajustada, mas seu retorno traz também alguns modelos mais largos.
A história começou a partir do modelito criado pela designer alemã Sonja Lennart, lançado em 1948. Inicialmente, ficava acima dos tornozelos e vinha com uma pequena fenda lateral.
Popularizou-se na década de 50 e ganhou esse nome por ser muito usada na ilha italiana de Capri. Foi febre também entre o final dos anos 90 e o começo dos 2000.
Qual a diferença entre calça corsário e calça capri?
É comum as pessoas confundirem a calça corsário e a capri. Isso porque são realmente muito parecidas. A diferença está num pequeno detalhe.
A corsário, também conhecida como calça pescador, tem comprimento logo abaixo do joelho. A capri é geralmente mais alongada, começando alguns centímetros abaixo do joelho e podendo ir até acima do tornozelo.
Quem pode usar calça capri?
Em primeiro lugar, é importante acabar com o mito de que há peças específicas para cada tipo de corpo e/ou idade. Não existem regras sobre isso! Todas as mulheres podem experimentar diferentes opções e encontrar aquelas que fazem com que se sintam bonitas e confiantes.
Portanto, se você gosta da proposta da calça capri, a nossa dica é vestir a peça num provador e observar-se bem em frente ao espelho. Combinou com seu estilo? Vai deixar seu guarda-roupa mais versátil? Então, jogue-se na tendência sem medo de ser feliz!
Relacionadas
Relacionadas
Como usar calça capri?
Mais uma vez, é importante dizer que não há regras. Permita-se testar diferentes combinações em frente ao espelho até achar aquelas de que mais gosta.
Se tiver interesse em estudar proporções do corpo, aqui vão algumas dicas. A calça capri cria um corte vertical nas pernas, o que tende a achatar a silhueta. Se quiser reduzir o efeito, invista na peça mais alongada em vez da que termina pouco abaixo do joelho. Também vale monocromia (tudo da mesma cor), que alonga.
Quem colocar uma blusa comprida pode acabar deixando o tronco com aspecto bem maior que o da perna. Se não quiser esse efeito, que tal deixá-la por dentro da calça ou investir em um top cropped?
Capriche na escolha do calçado. Como a calça é mais curta, o pé fica bem à mostra. Você pode incluir tênis, sandália, scarpin, bota, mocassim…
Looks com calça capri
A calça capri pode ser uma ótima maneira de adicionar estilo e versatilidade ao seu guarda-roupa. Dependendo da ocasião, você pode optar por tecidos mais estruturados para um visual mais formal, ou mais leves e jeans, para ocasiões descontraídas.
O que acha de testar tanto modelos mais justos quanto ajustados? Experimente diferentes estilos para descobrir o que mais combina com você.
Calça capri: conclusão
Como vimos anteriormente, a calça capri popularizou-se na década de 1950, retornou à moda entre os anos 90 e 2000, e agora figura novamente entre as tendências. O seu comprimento pode variar, indo do fim do joelho até acima do tornozelo.
E se você adora saber o que acontece no mundo fashion, não pode deixar de conferir a nossa página de Moda. Lá, você encontra muitas dicas e fotos para servir de inspiração.
Fonte: fashionbubbles