Há muitas brincadeiras para festa infantil que podem te ajudar a garantir a diversão dos pequenos: desde as mais clássicas até as novas, que surgiram recentemente.
E a variedade não para por aí! Afinal, certas alternativas devem ser feitas em grupo, sejam times pequenos ou grandes, e há aquelas que são disputadas individualmente. Mas uma coisa é certa: quanto mais brincadeiras você conhecer, mais divertida será a sua festa de aniversário infantil.
Conheça 20 opções para uma festa infantil e saiba como alegrar a criançada!
Conteúdo
1. Caça ao tesouro
Caça ao tesouro é uma das mais clássicas brincadeiras para festa infantil ao ar livre. Quando há um ambiente mais amplo e com muitos locais para esconder os objetos, é uma excelente oportunidade para conduzir uma caça ao tesouro.
Para os tesouros, há muita coisa que pode ser oferecida, especialmente brinquedos e objetos que chamam atenção da criançada. Essa brincadeira pode ser conduzida individualmente, onde cada criança ou grupo procura um item.
Ah, e, inclusive, essa brincadeira também é uma excelente alternativa para você que procura por atividades para montar uma gincana.
2. Corrida do saco
Corrida do saco é um clássico das brincadeiras infantis, nesta atividade as crianças vestem sacos nos pés e apostam uma corrida até a linha de chegada. Com a mobilidade comprometida, a corrida se dá na forma de pequenos pulos até o objetivo final.
3. Dança das cadeiras
Outro clássico das festas infantis é a dança das cadeiras, nesta brincadeira, várias cadeiras vazias são separadas e as crianças devem disputá-las. Durante a brincadeira, uma música deve ser tocada a todo momento enquanto as cadeiras ficam livres, e as crianças devem caminhar e circulá-las.
As cadeiras disponibilizadas para brincadeira devem ser sempre a menos do que o número de crianças, de forma que pelo menos um fica sem ter onde sentar. Assim, a atividade ocorre por eliminação, aquele que não conseguir se sentar quando a música pausar, é eliminado.
4. Pinhata
Pinhata é mais uma das brincadeiras para festa infantil que vai alegrar as crianças. Ela é bem famosa, sobretudo em países com forte cultura espanhola. A pinhata é um boneco frágil que pode ser facilmente quebrado e está geralmente recheado de doces. Na brincadeira, uma criança é vendada e tenta acertar a pinhata, liberando os doces para todos os outros convidados.
5. Corrida de três pernas
Essa é uma brincadeira para fazer ao ar livre. Para ela, as crianças devem ser divididas em duplas, na qual cada dupla deve amarrar suas pernas, à direita de um jeito, à esquerda de outro. Dessa forma, é como se a dupla fosse uma só pessoa com três pernas. Na dinâmica, as crianças devem apostar uma corrida nestas condições, é uma atividade excelente para a coordenação motora.
6. Pega-pega
Considerada uma das brincadeiras para festa infantil mais tradicionais do país, o pega-pega é bem simples de ser realizado e entendido. Uma criança deve correr atrás das outras e pegar cada uma delas, assim quem é pego é eliminado e perde o jogo. O objetivo das outras crianças que correm daquele que pega é se salvar e não ser pego até o final da brincadeira para vencer.
7. Estátua
Das brincadeiras para festa infantil, a estátua é bem comum em escolas, gincanas e especialmente em festas. Sempre que há um grupo grande de crianças é possível realizar a brincadeira, que consiste basicamente em tocar uma música enquanto as crianças dançam.
A música deve ser pausada de maneira aleatória e sempre que pausar as crianças devem parar imediatamente e ficar imóvel até a música tocar novamente. Aquele que ainda se move enquanto a música é pausada é eliminado da brincadeira.
8. Passa anel
Passa o anel é uma brincadeira bem antiga. Provavelmente, você, mamãe, já brincou na escola. Lembra? Ela é bem prática de ser elaborada, basicamente funciona assim: uma das crianças une as palmas da mão e coloca um anel dentro e, enquanto isso, ela deve passar a mão fechada nas palmas de outros participantes.
Sem que os outros vejam, a criança deve deixar o anel cair na palma de alguém do grupo. Após isso, ela pergunta para um dos participantes quem está com o anel, caso acerte a criança se torna o novo passador.
9. Boliche humano
Essa é uma opção para fazer ao ar livre ou quando há bastante espaço. No boliche humano, é necessário que haja dois grupos grandes de crianças com cerca de 10 de cada lado. O objetivo é “acertar” os pinos da equipe adversária com uma bola, mas fique despreocupado porque a brincadeira é bem tranquila.
Para “derrubar” os pinos, a criança deve jogar a bola como se fosse um boliche, no chão. O objetivo é que a bola passe debaixo das pernas da equipe adversária, ou seja, as crianças devem ficar de pé para permitir que a bola passe. A equipe que acabar com os pinos adversários primeiro, ganha a disputa.
10. Corrida do ovo
Corrida com ovo é uma brincadeira bem clássica. Resumidamente, ela consiste em uma disputa de corrida na qual os participantes devem colocar uma colher na boca onde na outra extremidade deve estar um ovo. Aquele que chegar primeiro até a linha de chegada sem derrubar o ovo ganha essa brincadeira.
11. Pintura facial
Agora vamos a uma das brincadeiras para festa infantil que são mais tranquilas, as pinturas faciais. Essas pinturas são bem diversificadas, podem variar conforme o tema de uma festa, podem ser sazonais, por exemplo, pintura de coelhinho na época de Páscoa, ou pode ficar a critério do artista e da criança.
Tudo o que você precisa saber antes de organizar uma festa safári!
12. Cabra-cega
Cabra-cega é bem semelhante ao pega-pega, porém, nesta brincadeira, o participante que deve pegar as outras crianças têm que estar de olhos vendados. O grupo deve correr ao redor daquele responsável por pegá-los, mas a brincadeira não termina apenas quando um dos participantes for encontrado.
Além de tocar e pegar a criança, aquele que estiver vendado deve adivinhar quem é. Caso ele tenha sucesso e diga o nome correto de quem ele encontrou, então a criança que foi pega será vendada e se tornará a cabra-cega.
13. Corrida de obstáculos
A corrida de obstáculos é mais uma das brincadeiras para festa infantil ao ar livre. A brincadeira consiste em uma corrida com uma série de obstáculos que devem ser superados, como barreiras, escalada, cordas, rampas e muito mais. Aquele que chegar ao primeiro lugar, ganha a corrida.
14. Gincana
Gincana é mais do que uma das brincadeiras para festa infantil, na verdade, é uma competição que pode compreender diversas atividades diferentes. Muitas das brincadeiras já citadas podem estar em uma gincana como:
- Corrida com saco;
- Corrida com obstáculo;
- Corrida com ovo;
- Dança das cadeiras;
- Caça ao tesouro;
- Boliche humano.
No geral, as gincanas são realizadas em grupos com diferentes equipes, o tamanho das equipes pode variar. Outro detalhe sobre as gincanas é que é comum durarem bastante, então se for colocar em prática na festa é bom reservar algum tempo.
15. Pula-corda
Pula-corda é uma brincadeira bem tradicional, em que duas pessoas pegam uma corda e começam a batê-la no chão. A brincadeira depende do tamanho da corda, se for uma bem grande então diversas crianças podem pular, aquele que não conseguir e for pego pela corda é eliminado, tudo isso até durar apenas um.
A brincadeira também pode ser realizada individualmente, aquele que conseguir pular mais sem bater na corda ganha. É uma brincadeira prática, divertida e que pode ser realizada em qualquer lugar, inclusive, dentro do apartamento (desde que a corda não seja muito grande).
16. Teatro de fantoches
Aqueles que realmente querem inovar podem criar um teatro de fantoches, algo que agrega muito a qualquer festa infantil. Esse teatro pode representar inúmeras peças e histórias, desde aquelas mais clássicas como Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida ou Pinóquio, até mesmo cenas de folclore nacional ou peças autorais.
17. Contação de histórias
Contar história é outra atividade bastante comum em uma festa infantil, é semelhante ao teatro de fantoches, mas sem toda a arte cênica. Mais uma vez as histórias infantis podem ser bem variadas, indo dos contos de fadas às opções de ficção científica. Tudo depende do tema da festa e dos gostos das crianças.
18. Piscina de bolinhas
A piscina de bolinhas pode não ser uma brincadeira tão dinâmica quanto uma competição e outras atividades que colocamos aqui, mas é muito divertida. Especialmente entre crianças menores que se divertem bastante com a piscina de bolinhas. A maioria dessas piscinas são compradas, infladas e enchidas de bolinhas das mais diversas cores.
19. Karaokê
Agora para crianças maiores, especialmente entre a turma mais juvenil que entra na adolescência ou pré-adolescentes, uma atividade muito recomendada é o karaokê. É uma atividade extremamente divertida e pode até mesmo resultar em competições diferentes. E, além disso, ainda ajuda na musicalização infantil.
Crianças que têm interesse em inglês ou até mesmo pais e pedagogos que querem aguçar a curiosidade das crianças em aprender essa nova língua podem usar o karaokê. É uma maneira bem divertida de aprender.
20. Pintura e desenho
Por fim, outra brincadeira prática e que deixa as crianças bastante interessadas são pintura e desenho. Neste tipo de brincadeira, crianças podem disputar desenhos e criar as mais diversas representações de paisagens, objetos, personagens, animais e até mesmo autorretratos.
Essa é uma das brincadeiras para festa infantil mais típica para crianças pequenas. Aqui também pode ser inserido um elemento de competição, mas o foco é deixar as crianças interessadas e manter seu senso artístico aguçado.
Todas essas brincadeiras são excelentes para oferecer às crianças das mais diversas idades, e enriquecem qualquer festa infantil. E olha, podemos te dizer uma coisa: aqui em nosso blog, essas não são as únicas opções para você se inspirar.
Aproveite que está por aqui e leia também: Atividades de estimulação cognitiva: 7 inspirações de brincadeiras!
Fonte: blog brandili