Grupo do Whatsapp Cuiabá
Fashion

11 semanas de gravidez: Tudo o que você precisa saber sobre essa fase da gestação

2024 word3
CRM Com Automação Canal Mídia
7 minutos de leitura

Ao chegar nas 11 semanas de gravidez, é essencial ter certos cuidados com a gestação e a saúde do bebê. Nesse período, a mãe começa a perceber mudanças bastante claras em sua barriga, nas transformações do corpo e, até mesmo, incômodos e desconfortos que, embora normais, representam um verdadeiro desafio.

Durante as 11 semanas de gestação, é fundamental começar uma dieta mais adequada para a gravidez e realizar exames para verificar a saúde do bebê. lembrar que é nesse momento que o pequeno passa a crescer mais um pouquinho e, embora já tenha boa parte de seus membros, juntas e ossos, há transformações consideráveis. Confira tudo sobre a 11ª semana de gravidez!

Como é o bebê de 11 semanas na barriga?

Nas 11 semanas de gravidez, a barriga já cresceu consideravelmente — aliás, desde a décima semana, ela tende a crescer cada vez mais. Nessa fase, já não resta dúvida se a mulher está mesmo grávida ou não, pois a barriga fica bem grandinha e salta aos olhos na maioria dos — claro que depende do biotipo da mãe.

De todo modo, o tamanho do bebê é comparado com o de um kiwi, a fruta, ou de um figo. Embora a barriga só cresça a partir dessas semanas, muitos desconfortos iniciados na décima semana diminuem na décima primeira.

mulher com 11 semanas de gravidez sentada na cama olhando para a ultrassom

Como está o tamanho e o desenvolvimento do bebê?

O bebê é mais ou menos do tamanho de um fruto durante as 11 semanas de gravidez e mede aproximadamente 4,7 centímetros. No entanto ele já tem bracinhos e perninhas, as orelhas estão bem desenvolvidas e apresenta até mesmo pálpebras. O coração também já bate bem rápido, como acontece na 10ª semana.

Algo interessante a respeito dessa fase do bebê é que sua boquinha pode abrir e fechar — e até ser vista assim durante o exame. Outro dado a respeito do desenvolvimento é que a cabeça é bem grande, sendo que a maior parte do seu corpo já cresceu de modo desproporcional — mesmo que seu cérebro ainda não esteja bem formado.

Outras mudanças no corpo da mulher

Não é apenas a barriga que cresce e se transforma nessa fase, há ainda outras alterações, como um cabelo mais brilhoso e macio. Pode parecer um efeito totalmente distinto e, até mesmo, curioso quando se comparado com o resto das transformações, porém ele fica mais bonito devido à ação dos hormônios.

Outras mudanças não tão apreciadas pelas mamães são aquelas que acontecem na pele, que fica mais oleosa e até mulheres mais maduras podem sofrer com espinhas, típicas da adolescência. Se necessário, o uso de cosméticos naturais é muito bem-vindo.

gestante de 11 semanas se olhando no espelho

O que dá para ver no ultrassom de 11 semanas?

Durante essa semana da gestação, o médico pode observar o corpinho do bebê e verificar se há alterações cromossômicas. Certas interações do bebê, como abrir a boquinha, podem ser observadas por meio do ultrassom.

Com o exame, que deve ser realizado por volta das 11 semanas de gravidez, é possível verificar boa parte da estrutura da cabeça e da face, como dos olhos, além do corpinho e outros detalhes. De todos os aspectos do bebê que podem ser identificados, estão:

  • Na cabeça e na face: divisão cerebral, ossos que envolvem o cérebro, desenvolvimento, formação da , dos ossos do nariz e das pálpebras dos olhos;
  • No resto do corpo: é possível identificar de que lado está o coração, como está o cordão umbilical, quais artérias já estão formadas, bracinhos, cotovelos e, em alguns bebês, até os dedinhos da mão.

É um exame importante, pois é capaz de mostrar várias malformações, caso existam. Além de informar sobre a saúde e o desenvolvimento da criança, ele pode estabelecer vários tipos de diagnósticos.

Possíveis diagnósticos que o ultrassom de 11 semanas fornece

Um ultrassom pode identificar alterações cromossômicas — Síndrome de Down e dextrocardia —, anencefalia e alterações ou deformações em outras regiões, como olhos, braços, juntas, orelhas e boca.

Como está a barriga e o corpo da mamãe na 11ª semana de gravidez?

A barriga de 11 semanas de gravidez pode ou não ser grande, na maioria das vezes, ela fica bem aparente desde a décima semana e aumenta mais um pouco na décima primeira. Enjoos matinais, comuns na décima semana, diminuem de modo considerável, mas muitas mães ainda sentem muita fome.

Nesse período, a barriga ainda não mexe, mas o bebê pode se movimentar e mover as mãozinhas. Por conta do tamanho, é possível que a mãe ainda sinta desconfortos intestinais, especialmente prisão de ventre. Mas fica o aviso de nunca tomar qualquer tipo de medicação por conta própria e buscar sempre a recomendação médica para lidar com qualquer desconforto.

É comum ter diarreia na gravidez? Tire suas dúvidas!

Cuidados e alimentação na 11ª semana de gravidez

De modo geral, a alimentação é importante em qualquer fase da gestação, principalmente nesse momento. A ingestão de água aqui é fundamental, e o líquido deve ser tomado todos os dias e de maneira constante, até mesmo para lidar com a prisão de ventre.

mulher com 11 semanas de gravidez tomando os remédios necessários para cuidar da saúde do bebê

Além da ingestão de água, que deve ser de 2 litros a 3 litros por dia, as fibras também são bem-vindas, e o ideal é que sejam de fontes naturais. Cereais, frutas e vegetais são essenciais, como abacate, ameixa, banana, alface, abóbora e aveia integral. Esses são só alguns dos que a mamãe deve consumir.

Qual é o tamanho do útero com 11 semanas de gravidez?

Esse período ainda conta com um útero bem pequeno que fica dentro dos ossos da pelve, não é possível ser palpado no abdômen por conta do seu tamanho que é semelhante a uma laranja Bahia madura. Geralmente, o bebê pesa cerca de 10 gramas, o que é considerável quando comparado com seu tamanho anterior.

Aqui, os ossos dos pequenos começam a se solidificar e a ficarem ainda mais aparentes, os sinais respiratórios também podem ser identificados pelo obstetra e médicos. Por conta das alterações corporais, a mulher passa a urinar bastante, embora a prisão de ventre possa continuar. Vale mencionar que sempre que a mãe sentir vontade de ir ao banheiro, deve ir, uma vez que segurar o xixi pode causar infecção urinária.

O que uma grávida de 11 semanas sente?

Nas 11 semanas de gravidez, a mãe costuma sentir bastante vontade de ir ao banheiro para fazer xixi, dores leves e azia. Esses problemas de digestão são frequentes desde a décima semana de gestação, que antes eram acompanhados de enjoos, mas que por ora não são mais sentidos pela mãe.

Sentir esses sintomas é normal, mas é preciso que as mães os relatem sempre ao obstetra, afinal, se houver qualquer tipo de alteração antinatural, é necessário que cuidados sejam prestados imediatamente. Entre todos os efeitos que a sente, estão:

  • Dores pélvicas;
  • Azia e indigestão;
  • Vontade de urinar;
  • Os enjoos diminuem, mas certas mães ainda podem sentir.

Para lidar com esses sintomas da gravidez, as melhores alternativas são as consideradas naturais e que não apresentam tantos químicos que podem impactar a gravidez e a saúde do bebê. As recomendações do médico obstetra também devem ser levadas em consideração, assim como a alimentação.

É fundamental que a mãe cuide de suas 11 semanas de gravidez para não haver qualquer risco à sua saúde ou à do bebê. Cuidar da alimentação e dos seus hábitos é essencial para uma gestação tranquila, segura e muito saudável.


Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando e descubra o que é uma contração de treinamento!

Fonte: blog brandili

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.