Missão técnica do Sebrae/MT na Host Milano 2025 amplia visão de empresários do food service
O grupo de empresários que participou da imersão na Itália teve acesso as principais tendências, tecnologias e equipamentos
28/10/2025 às 09:34 Atualização
28/10/2025 às 09:35
A comitiva liderada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) para a Missão Técnica Host Milano 2025 voltou ao Brasil com a bagagem repleta de aprendizados, conexões e oportunidades. Durante a imersão na maior feira mundial de panificação, confeitaria e food service, o grupo teve acesso às principais tendências, tecnologias e equipamentos recém-lançados no mercado internacional. A jornada ocorreu entre os dias 15 e 23 de outubro.
A Missão Host Milano 2025 foi organizada pelo Sebrae Mato Grosso com o objetivo de promover a competitividade das empresas locais e fomentar a internacionalização do setor de food service. A ação visou impulsionar o processo de internacionalização e promover um encontro dos empreendedores com as inovações nos setores da alimentação.
A gerente da Regional Sudeste do Sebrae/MT, Érika dos Santos Silva, conduziu a missão técnica e afirma que a experiência vivida na Itália pelos empreendedores poderá transformar seus negócios no Brasil. “Além dos aprendizados, a convivência entre os empreendedores gerou trocas genuínas, parcerias e novas ideias que permanecem mesmo após o retorno ao Brasil. Mais do que apresentar tecnologias, o propósito do Sebrae é gerar oportunidades, criar experiências que ampliam a visão de mundo e fortalecem cada empreendedor como protagonista da sua própria história”, disse.
HostMilano 2025
A HostMilano é uma das principais exposições mundiais de serviços de alimentação e hospitalidade, e foi realizada no centro de exposições Fiera Milano Rho. O grupo de empresários participou de visitas técnicas guiadas, workshops e demonstrações, além de conhecer novidades tecnológicas apresentadas por expositores de mais de 160 países.
Logo no início da feira, os participantes conheceram o Robot In Kitchen, equipamento desenvolvido por uma startup da China, capaz de calcular e adicionar quantidades exatas de ingredientes às receitas. Os empreendedores também fizeram visitas guiadas nos pavilhões dedicados a padarias, confeitarias, cafés, chás e diversos equipamentos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Colíder, Lourenço Marani, destacou a experiência da missão técnica como surpreendente. “Conhecemos muitas inovações e tendências que chegarão ao Brasil no ano que vem. Agora é vencer a ansiedade e superar o desafio de aplicar nos nossos negócios tudo o que aprendemos”, conta.
Experiência surpreendente
Além da feira especializada em food service, a programação incluiu visitas técnicas a empresas de referência no setor de alimentação, reconhecidas por sua inovação e excelência, assim como experiências coletivas que favoreceram o networking e a troca de boas práticas entre empreendedores de diferentes regiões e segmentos.
A comitiva foi composta por empresários de diversas regiões de Mato Grosso, além de participantes dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Entre eles, estava o empresário, Roberto Rech Panan, diz que participar da missão técnica foi surpreendente. “Conhecemos muitas inovações, tendências que chegarão ao Brasil no ano que vem. E agora é vencer a ansiedade e superar o desafio de aplicar nos nossos negócios tudo o que aprendemos”, conta.
A empreendedora Francieli Belle, proprietária da Belo Pane Panificadora & Confeitaria, que retorna encantada com a oportunidade de expandir seus conhecimentos. “Aproveitem as missões que o Sebrae oferece. Elas são ricas em aprendizado. Eu estou voltando ao Brasil como uma nova empreendedora, uma nova pessoa. Tudo isso, porque a equipe do Sebrae é tutto bene (tudo de bom)”, brinca.
Fonte: Sebrae





