Sophia @princesinhamt
Notícias

Milton Nascimento diagnosticado com demência, confirma filho em comunicado

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), condição causada pela degeneração de células nervosas no cérebro, que afeta funções de pensamento, movimento, comportamento, cognição e humor. A informação foi revelada nessa quinta-feira (2), pelo filho do artista, o empresário Augusto Nascimento, no perfil no Instagram junto a uma entrevista para a revista Piauí.

Em 2022, Milton também foi diagnosticado com Parkinson. Na publicação, Augusto afirmou que notou alguns comportamentos diferentes do pai no final do ano passado, mas acreditou não ser nada alarmante.

Em maio, após uma viagem dos dois, de aproximadamente 4.000 km, em um motorhome, Augusto precisou viajar para Teresina a trabalho, mas precisou voltar às pressas, após receber a notícia de que Milton havia sido internado com desidratação, devido a dificuldade em ingerir líquidos e alimentos.

“De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos.
Dentro das limitações dele, nos divertimos muito e, quando voltamos, ele só dizia que havia sido a melhor viagem da vida dele. Dali para frente, entramos em uma montanha russa, e absolutamente tudo mudou de forma extremamente rápida: veio, então, o duro diagnóstico de demência”, relatou.

Augusto afirmou que os diálogos com o pai, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos, já que nem sempre Milton consegue se expressar.

“Tem sido uma batalha diária, uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos”, lamentou.

Em alguns momentos, Milton segura a mão de Augusto, enquanto assistem televisão e aceita fazer algumas refeições na presença do filho. Para Augusto, é como se essas fossem maneiras de Milton dizer a ele o que com ele não vem conseguindo expressar através das palavras.

“Venho tentando retribuir todo o bem, o amor, cuidado e carinho, dando o máximo de dignidade e conforto que ele pode e merece ter nesse momento. Desde o momento em que o universo nos colocou um no caminho do outro, somos inseparáveis e invencíveis, e seguiremos assim enquanto estivermos juntos nessa vida. Eu te amo e sempre amarei, paizinho”, finalizou.

Milton se aposentou em 2022, após a turnê A Última Sessão de Música, somando mais de 60 anos de carreira. Ele continuou ativo em participações musicais e foi homenageado em 2025 pela Portela, no carnaval do Rio de Janeiro.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.