O governo de Javier Milei anunciou, na Ăşltima sexta-feira, 15, o fim do imposto sobre compras feitas no exterior. A medida, confirmada pelo porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, tem o objetivo de ampliar a abertura econĂ´mica do paĂs, alĂ©m de “fornecer aos consumidores o acesso a produtos mais em conta”.
O ministro da Economia da Argentina, , afirmou que “o plano aumentará o limite de compras estrangeiras isentas de impostos de US$ 1 mil para US$ 3 mil, por pacote entregue”. Além disso, ele confirmou que a medida inclui a isenção tarifária de até US$ 400 sobre produtos importados para uso pessoal.

“Queremos que todos os argentinos possam ter acesso a preços mais competitivos”, escreveu o ministro. “Não somente os que têm a oportunidade de viajar e trazer roupas, brinquedos e eletrodomésticos do exterior.”
Milei dá a oportunidade a milhões de argentinos de elegerem o que querem comprar
Caputo também afirmou que, com essas medidas, o governo de Milei dará a oportunidade “a milhões de cidadãos de eleger o que querem comprar e onde comprar”.
O governo argentino anunciou a medida um , e o empresário Elon Musk. Os encontros foram realizados na FlĂłrida, EUA, durante a conferĂŞncia conservadora, conhecida como CPAC.Â
Fortalecimento das relações entre EUA e Argentina
Milei foi o primeiro chefe de Estado da AmĂ©rica Latina a reunir-se com Trump, depois das eleições norte-americanas deste ano. AlĂ©m disso, a visita teve o objetivo de fortalecer laços polĂticos e econĂ´micos entre os paĂses.
. Os tĂtulos em dĂłlar, por exemplo, registraram alta expressiva. Da mesma forma, o Ăndice de risco no paĂs sul-americano tambĂ©m apresentou queda significativa — o menor nĂvel em cinco anos.
Fonte: revistaoeste





