Tecnologia

Microsoft e LinkedIn divulgam pesquisa sobre InteligĂȘncia Artificial no ambiente de trabalho

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A inteligĂȘncia artificial estĂĄ moldando a forma como as pessoas trabalham, lideram e atĂ© contratam – e 2024 foi o ano em que isso se tornou real. É o que aponta do Índice de TendĂȘncias de Trabalho 2024, estudo realizado pela Microsoft e o LinkedIn.
De acordo com a pesquisa realizada com mais de 31 mil pessoas de 31 paĂ­ses, incluindo o Brasil, nos Ășltimos seis meses, a adoção de IA generativa no trabalho quase dobrou. O LinkedIn estĂĄ vendo um aumento significativo no nĂșmero de profissionais adicionando habilidades de IA aos seus perfis – e a maioria dos lĂ­deres afirma que nĂŁo contrataria alguĂ©m sem habilidades de IA, revela o relatĂłrio.
Outro dado trazido pelo estudo é que muitos líderes se preocupam que sua empresa não tenha uma visão de IA e com funcionårios utilizando suas próprias ferramentas de IA no trabalho. Neste ponto, eles se deparam com um desafio de qualquer disrupção tecnológica: passar da experimentação para o impacto tangível nos negócios.
“A IA estĂĄ democratizando a experiĂȘncia em toda a força de trabalho”, diz Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, em nota. “Nossa pesquisa mais recente destaca a oportunidade para todas as organizaçÔes aplicarem essa tecnologia para impulsionar a tomada de decisĂŁo mais assertiva, a colaboração e, finalmente, os resultados de negĂłcios”, pontua.
A pesquisa ainda considerou tendĂȘncias trabalhistas e de contratação no LinkedIn; trilhĂ”es de sinais anĂŽnimos de produtividade do Microsoft 365; e pesquisas com clientes da Fortune 500. A partir dos dados coletados, foi possĂ­vel visualizar trĂȘs perspectivas quanto Ă  utilização da IA no trabalho.
A primeira Ă© que as pessoas querem usar a IA no trabalho – e nĂŁo vĂŁo esperar as empresas se atualizarem. Segundo o estudo, 75% dos trabalhadores do mundo jĂĄ estĂŁo utilizando IA para trabalhar. No Brasil, o total Ă© de 83%. Economia de tempo, estĂ­mulo Ă  criatividade e aumento da produtividade sĂŁo algumas justificativas apresentadas.
No entanto, enquanto 79% dos lĂ­deres globais (e 87% dos lĂ­deres brasileiros) concordam que a adoção de IA Ă© crucial para permanecer competitivo, 59% preocupam-se em quantificar os ganhos de produtividade da IA e 60% dizem que suas empresas carecem de visĂŁo e plano de implementação da tecnologia. No Brasil, esta afirmação se aplica a 51%. A pressĂŁo por mostrar um ROI imediato estĂĄ deixando os lĂ­deres reticentes, mesmo frente Ă  inevitabilidade da tecnologia. A consequĂȘncia Ă© que os funcionĂĄrios estĂŁo tomando suas prĂłprias iniciativas para o uso de IA.
Os colaboradores tambĂ©m acreditam que a IA expande as oportunidades de carreira – e esta Ă© a segunda perspectiva trazida pelo estudo. Embora a relação entre o uso de IA e a redução de emprego seja um tema prioritĂĄrio para muitos, os dados da pesquisa revelam novas nuances de olhares – como uma escassez de talentos oculta, funcionĂĄrios buscando por mudanças de carreira, e oportunidades massivas para aqueles que estĂŁo dispostos a se capacitar em IA.
Por fim, a pesquisa aponta para a ascensĂŁo de experts em IA. Mais de 90% dos usuĂĄrios mais avançados de IA dizem que estĂŁo conseguindo gerenciar melhor a sua carga de trabalho, tornando seu dia a dia mais agradĂĄvel, mas eles nĂŁo estĂŁo fazendo isso por conta prĂłpria. Esses usuĂĄrios sĂŁo 61% mais propensos a ouvir de seu CEO sobre a importĂąncia de usar IA generativa no trabalho – no Brasil, essa porcentagem Ă© superior a 75%. Ainda, 53% dos experts sĂŁo mais propensos a receber incentivo da liderança para considerar como a IA pode transformar sua função e 35% mais propensos a receber treinamento de IA personalizado especificamente para o cargo que ocupa.
“A IA estĂĄ redefinindo o trabalho e estĂĄ claro que precisamos de novos manuais”, diz Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn. “SĂŁo os lĂ­deres que constroem para gerar agilidade em vez da estabilidade e investem na construção de competĂȘncias internamente que darĂŁo Ă s suas organizaçÔes uma vantagem competitiva e criarĂŁo equipes mais eficientes, empenhadas e equitativas”, comenta.
Além do estudo, a Microsoft anunciou novos recursos no Copilot para Microsoft 365, e o LinkedIn disponibilizou gratuitamente mais de 50 cursos de aprendizagem para assinantes do LinkedIn Premium, projetados para capacitar profissionais de todos os níveis para aprimorar suas aptidÔes em IA.

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O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e prĂĄticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteĂșdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderĂŁo interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades pĂșblicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Fonte: gazzconecta

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FĂĄbio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo