, conhecido por sua interpretação lendária como Batman e sua grande carreira cinematográfica na última década, esteve prestes a protagonizar uma das séries mais míticas e melhores da história da televisão, como é .
Em 2004, antes da estreia do piloto do thriller da ABC, os produtores consideraram Keaton para o papel de Jack, o líder do grupo de sobreviventes do avião que caiu na ilha. Se sua participação tivesse se concretizado, o rumo da série poderia ter sido completamente diferente devido ao destino que Jack teria naquele momento.
Nessa época, Keaton não era uma figura que aparecia constantemente em Hollywood. Após alguns fracassos cinematográficos como de 1998, sua presença se tornou esporádica. Enquanto explorava uma vida mais afastada do foco midiático, o ator se estabeleceu em seu rancho em Montana. Não foi até 2014, com títulos como , ou , que voltou a se posicionar no radar de Hollywood.

New Regency Pictures / R. et M. Productions / Grisbi Productions
A proposta original dos criadores de Lost – , e , era que Jack morresse no primeiro episódio, em uma cena impactante que estabeleceria o tom imprevisível da série. Keaton aceitou encantado essa ideia de participar brevemente do piloto como uma espécie de cameo. No entanto, quando a ABC pressionou para transformar Jack em um protagonista permanente, o ator decidiu dizer não à série, não estando disposto a se comprometer com uma filmagem prolongada no Havaí.
“J.J. e eu tivemos uma conversa; ele me contou sobre essa coisa que ele faz… Me disse: ‘E é isso que acontece, o cara que você acha que é o protagonista morre nos últimos 10 minutos’. Esse tipo de coisa me intriga, então eu disse: ‘Ah’. E pensei: ‘Sim’. A ideia de fazer uma série de televisão de uma hora simplesmente me dava preguiça”, explica o ator em uma entrevista à Cinemablend. “Então pensei, ‘puxa, isso é muito bom’, mas além disso, não tenho que estar em toda a série. Acho que o que aconteceu – e nunca realmente falei sobre isso com ele – ele mudou de ideia ou o estúdio disse: ‘Isso não vai acontecer’. E então houve como que meia conversa sobre: ‘Bem, você ainda está interessado?’. E a oferta mudou.”
De acordo com informações incluídas nos extras do DVD da 1ª temporada, o personagem de Kate teria assumido o papel de protagonista central após a morte de Jack. Nesse primeiro conceito, Kate não era uma jovem fugitiva, mas uma mulher de negócios que lidava com a perda de seu marido no acidente. Essa linha argumentativa foi descartada quando Jack se tornou o personagem principal, finalmente interpretado por .
Fonte: adorocinema