A sabatina de Jorge Messias está marcada para 10 de dezembro, conforme anúncio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do chefe da Comissão de Constituição e Justiça, senador Otto Alencar (PSD-BA). A etapa é decisiva para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
Atual advogado-geral da União, Messias foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira deixada por Barroso. Para assumir o cargo, ele precisa ser aprovado na CCJ e, depois, no plenário do Senado, onde são necessários 41 votos favoráveis.
A leitura oficial da indicação será feita em 3 de dezembro, quando haverá vista coletiva. O senador Weverton (PDT-MA) será o relator do processo.
Aos 45 anos, Messias poderá atuar no STF por três décadas, até atingir a idade da aposentadoria compulsória. No comando da AGU desde janeiro de 2023, ele é procurador da Fazenda Nacional desde 2007, formado em direito pela UFPE e doutor pela UnB. Também atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência no governo Dilma Rousseff, função ligada ao assessoramento direto do presidente.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






