Mercedes-AMG GT XX quebra recorde de distância
Conheça o Mercedes-AMG GT XX, o super-sedan elétrico que quebrou recordes mundiais de distância, percorrendo 3.405 milhas em 24 horas.
A Mercedes-AMG acaba de redefinir os limites dos veículos elétricos. O novo conceito GT XX, que antecipa o próximo cupê AMG GT de 4 portas, estabeleceu um novo recorde mundial de distância, percorrendo incríveis 3.405 milhas (aproximadamente 5.480 km) em apenas 24 horas.
Mercedes-AMG GT XX quebra recorde de distância entre carros elétricos
A façanha foi realizada no anel de testes de Nardò, na Itália, onde o super-sedan atingiu uma velocidade média impressionante de 186 mph (cerca de 300 km/h), parando apenas para recargas ultrarrápidas que chegavam a 900 kW. A marca superou o recorde anterior da XPeng P7, que havia alcançado 2.461 milhas no início do mês.
A conquista das 24 horas foi apenas uma das várias marcas alcançadas durante uma exaustiva campanha de testes de oito dias. O GT XX quebrou recordes de resistência e distância em diversas janelas de tempo, culminando em um feito ainda mais notável: ele percorreu 25.000 milhas (aproximadamente 40.000 km), a circunferência da Terra, em menos de oito dias.
A corrida, batizada de “Volta ao Mundo em 80 Dias” em homenagem a Júlio Verne, levou exatos 7 dias, 13 horas e 24 minutos para ser concluída.

Para alcançar essa marca, a Mercedes-AMG usou dois veículos e uma equipe de 17 pilotos profissionais, incluindo o piloto de F1 George Russell. O time trabalhou em turnos ininterruptos, com o apoio de mais de 100 engenheiros e especialistas em logística para gerenciar a estratégia de carregamento e o desempenho do veículo.
Tecnologia Radical e Futuro da Mobilidade
O sucesso do GT XX é resultado de uma tecnologia de ponta que será, futuramente, implementada em carros de produção. O modelo utiliza um sistema de transmissão elétrica com dois motores no eixo traseiro e um terceiro na frente, totalizando uma potência combinada de 1.341 cv.

O segredo do desempenho recorde, no entanto, é a estratégia de recarga. A bateria do GT XX, desenvolvida internamente com a divisão de Fórmula 1 da Mercedes-AMG, possui um pacote de 114 kWh imerso em óleo, o que permite taxas de carregamento de até 900 kW.
Essa tecnologia de resfriamento líquido direto garante que a bateria possa ser recarregada a taxas ultra-altas sem superaquecer, permitindo uma autonomia de 249 milhas (cerca de 400 km) em apenas cinco minutos.
Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG, resumiu a conquista: “Desempenho extraordinário e carregamento extremamente rápido sempre estiveram disponíveis e tornaram esses recordes possíveis. Para os clientes de nossos futuros modelos elétricos, isso significa que eles terão um AMG genuíno – sem ressalvas”.
Qual desses feitos você acha mais impressionante: o recorde de distância em 24 horas ou a “volta ao mundo” em menos de oito dias? Compartilhe sua opinião nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360