Cenário Agro

Mercado de Soja: Liquidez Crescente e Preços Impactados por Oferta Elevada no Brasil

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

A liquidez voltou a ganhar fôlego nos últimos dias no mercado spot brasileiro de soja, conforme apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Segundo o Centro de Pesquisas, cooperativas e cerealistas têm atuado de forma mais incisiva para estimular a comercialização do remanescente da safra passada, estratégia considerada fundamental para liberar espaço físico e financeiro para a chegada da nova temporada ao mercado nacional.

Esse movimento, embora positivo do ponto de vista operacional, tem contribuído para pressionar as cotações domésticas. A maior disponibilidade de produto, somada às perspectivas de oferta elevada ao longo da safra 2025/2026, mantém compradores mais cautelosos e vendedores mais flexíveis nas negociações, o que limita reações de alta nos preços, conforme destacam os pesquisadores do Cepea.

O cenário de ampla oferta é reforçado pelos dados mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em relatório divulgado no último dia 15, a estatal revisou o estoque inicial da safra 2025/2026 para 10,73 milhões de toneladas, volume 2,9% superior ao estimado em dezembro de 2025 e expressivos 48,4% acima do registrado no mesmo período do ano passado. O aumento dos estoques amplia a sensação de conforto do mercado em relação à disponibilidade do grão no curto e médio prazo.

Além disso, a produção nacional de soja segue projetada em 176,12 milhões de toneladas, mantendo a expectativa de novo recorde histórico. O volume elevado reforça o ambiente de pressão sobre as cotações internas, especialmente em um momento em que o fluxo de negócios começa a se intensificar e o mercado se prepara para a entrada da nova safra.

Diante desse contexto, o mercado brasileiro de soja permanece marcado por maior ritmo de negociações, mas também por ajustes nos preços, refletindo a combinação entre estoques robustos, expectativa de safra volumosa e a necessidade de escoamento do produto ainda disponível. A tendência, segundo análise do Cepea, é de que o comportamento das cotações siga fortemente condicionado ao avanço da colheita, ao ritmo das vendas e à capacidade logística de absorção da nova produção, cenário acompanhado de perto por produtores e agentes do setor, como vem sendo observado pelo CenarioMT.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.