Eventos

Memorial em homenagem a Glauce Rocha celebra sua vida e legado na UFMS

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Memorial Glauce Rocha, recém-inaugurado ao lado do Teatro Glauce Rocha na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), é um espaço dedicado a preservar a memória e celebrar o legado da atriz campo-grandense que dá nome ao teatro. A iniciativa integra o projeto de valorização da cultura local durante as comemorações dos 46 anos da universidade.

A exposição apresenta uma imersão sensível e completa na trajetória de Glauce Rocha, uma das maiores atrizes brasileiras das décadas de 1950 e 1960, com destaque em obras como Os Cafajestes e Cinco Vezes Favela, além de participações marcantes na televisão, como em Irmãos Coragem. 

O memorial reúne documentos, figurinos, objetos pessoais, gravações em áudio, como um disco de vinil digitalizado com a voz da atriz, e um documentário produzido por uma ex-aluna do curso de Jornalismo da UFMS, proporcionando uma experiência audiovisual.

Além de homenagear Glauce Rocha, o espaço também valoriza o trabalho de artistas visuais de Mato Grosso do Sul, com obras em exposição. Parte do acervo do teatro foi restaurada e incorporada ao memorial, como cadeiras originais da inauguração da casa de espetáculos, carpetes e mobiliário, em um trabalho cuidadoso de preservação conduzido por professores, técnicos e colaboradores da universidade.

O memorial não apenas revisita a história de uma artista singular, que morreu precocemente aos 41 anos, mas convida o público a sentir, ouvir e conhecer Glauce Rocha. Mais do que uma exposição, o espaço é um tributo vivo à arte e à memória cultural sul-mato-grossense.

Serviço

O memorial pode ser visitado ao lado do Teatro Glauce Rocha, e o horário de funcionamento acompanha a do teatro, 7h às 11h e de 13h às 17h. No entanto, pode haver alterações de acordo com o cronograma.

Exposição

A exposição de artistas que apresentam no memorial, irá percorrer os câmpus da universidade pelo estado até o fim de 2025. No dia 2 de agosto, chegará ao Câmpus da UFMS de Aquidauana e, no dia 13, ao Câmpus da UFMS do Pantanal.

A partir de 24 de agosto, a comunidade universitária do Câmpus da UFMS de Coxim também poderá visitar a exposição. Em setembro, a mostra chega aos Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul, no dia 4; Paranaíba, no dia 15; e Três Lagoas, no dia 26. Já em outubro, será a vez do Câmpus da UFMS de Nova Andradina, no dia 7, e de Naviraí, no dia 23.

Encerrando a programação, o Câmpus da UFMS de Ponta Porã recebe a exposição no dia 3 de novembro.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.