“O presidente Trump está errando de forma grotesca ao misturar política com economia. Não há motivo econômico real para criar essas tarifas contra o Brasil. O saldo da balança comercial é positivo para os EUA”, afirmou o governador.
Mendes avalia que Trump tenta defender o ex-presidente Jair Bolsonaro — seu aliado político no Brasil — mas ultrapassa os limites ao transformar essa defesa em uma retaliação econômica. “Se ele quer defender o Bolsonaro, ele tem todo direito, mesmo sendo presidente americano. Pode emitir opiniões e até acho que alguns argumentos têm razoabilidade. Mas quando mistura isso com economia, perde completamente a razão”, declarou.
Mendes classificou Trump como um líder de comportamento instável e imprevisível, não apenas em relação ao Brasil, mas também em negociações com outras potências como China, Europa, Canadá e México. “Ele tem um estilo totalmente aleatório, para não dizer louco, de conduzir negociações. Mas é o presidente da maior potência do planeta. Tem peso”, afirmou.
Diante disso, o governador apelou para que o Brasil adote uma postura madura diante do cenário. “A China, com habilidade e paciência, soube gerenciar uma crise semelhante. Espero que as autoridades brasileiras também tenham competência e sabedoria para entender os movimentos dele, que é um grande jogador, e jogar a favor do Brasil — e não contra”, declarou.
Mauro Mendes finalizou dizendo que, por ora, ainda se trata de uma situação em desenvolvimento, mas alertou para os riscos caso a crise se aprofunde. “São especulações por enquanto, mas se essa crise se agravar pode trazer prejuízo para ambos os lados. Precisamos ter sabedoria, tirar a política de lado e fazer o melhor para os brasileiros”, finalizou.
Vídeo | Mauro Mendes diz que Trump erra ao misturar política com economia e critica ‘comportamento instável’ pic.twitter.com/9K4zVP2cyM
— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) July 18, 2025
Fonte: leiagora