Combate ao Mosquito
Política

Mauro critica condução do processo contra Bolsonaro no STF: preocupação compartilhada por muitos brasileiros

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O governador  Mauro Mendes (UNIÃO) criticou nesta quinta-feira (27) a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 7 aliados réus pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. 

Em entrevista à imprensa, ele se disse preocupado com a forma como o processo está sendo conduzido. 
“Todo brasileiro tem o direito de ter, se acusado de alguma coisa, um julgamento justo e imparcial. Preocupa a mim, preocupa muito os brasileiros quando vêem como as coisas estão sendo conduzidas lá no Supremo Tribunal Federal. Existem muitas dúvidas”, disse Mendes.
O governador, que é formado em Engenharia, pontuou que não é especialista em Direito Penal, mas disse ter visto críticas de vários juristas ao processo.
Segundo ele, os questionamentos são feitos porque, ao que parece, apenas uma pessoa tem conduzido todo o processo, o que remete automaticamente ao ministro Alexandre de Moraes.O próprio Bolsonaro já afimrou que o ministro atua como acusador e julgador ao mesmo tempo.
“Já vi muitos especialistas criticando porque esse julgamento está sendo feito por pessoas que fizeram o inquérito. Ele é o delegado, ele é o promotor, ele é o juiz. Há algo muito estranho, e isso me deixa muito preocupado”.
De acordo com o governador, a imparcialidade deve reger a atuação do juiz no processo para garantir um julgamento justo. “Acho que todo brasileiro que for acusado merece o direito de uma defesa e ser julgado por um tribunal isento. Me parece que existe muita dúvida se isso está acontecendo em Brasília”.
Esta é a primeira vez que um ex-presidente eleito é levado ao banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecidos pela Constituição de 1988. As acusações estão previstas nos Artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.