Marco de inovação: Stellantis Betim supera 1 milhão de motores GSE Turbo produzidos
A Stellantis celebra a produção de 1 milhão de motores GSE Turbo no Polo de Betim (MG). A engenharia nacional impulsiona a eficiência e a tecnologia Bio-Hybrid na América Latina. Saiba mais sobre o marco.
A Stellantis alcançou um feito notável em seu Polo Automotivo de Betim, Minas Gerais, celebrando a produção de 1 milhão de motores da família GSE Turbo. O volume expressivo não apenas demonstra a capacidade produtiva da unidade mineira, mas também sublinha a evolução contínua do complexo para atender às exigências de modernidade do mercado automotivo.
Stellantis Betim supera 1 milhão de motores GSE Turbo produzidos
Lançados em 2021, os motores GSE Turbo marcaram o início de uma nova fase de inovação dentro da Stellantis no Brasil. Eles são reconhecidos por entregar uma combinação de alto desempenho, baixo consumo de combustível e emissões reduzidas, superando as atuais normas de eficiência. O projeto é um destaque da engenharia nacional, tendo sido desenvolvido no Brasil e ganhado relevância global dentro do grupo.
Para Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul, a marca de 1 milhão de unidades é mais do que um número estatístico. Ele afirma que cada motor turbo produzido simboliza o compromisso contínuo da empresa com a qualidade, a sustentabilidade e a eficiência energética. O feito reforça o status da operação de Betim como um modelo de avanço da engenharia automotiva brasileira.

Glauber Fullana, vice-presidente sênior de Manufatura, também celebrou a conquista, dedicando o mérito ao empenho da equipe local. Segundo ele, a dedicação dos profissionais foi crucial para aprimorar os processos e elevar os padrões de eficiência que culminaram na produção do 1 milionésimo motor GSE Turbo.
Betim como Gigante de Powertrains e a Era Bio-Hybrid
O Polo de Betim já está consolidado como o maior centro de produção de powertrains (motores e transmissões) da América Latina. Recentemente, a unidade passou por uma ampliação significativa de sua estrutura e tecnologia.
Atualmente, a planta tem capacidade para fabricar até 1,1 milhão de motores por ano, englobando tanto a linha GSE Turbo quanto a Firefly.
A versatilidade e a tecnologia desses motores são essenciais para o futuro do grupo. Uma parte da produção do GSE Turbo já está sendo utilizada na tecnologia Bio-Hybrid, que integra o motor a combustão a um sistema elétrico. Os primeiros veículos híbrido-flex fabricados na América do Sul, como o Fiat Pulse, Fiat Fastback, Peugeot 208 e Peugeot 2008, já contam com esse conjunto motriz avançado.
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1 milhão de motores turbo é um marco e tanto! O que você acha da tecnologia GSE nos carros da Stellantis? Comente! 🚀
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






