Sophia @princesinhamt
MATO GROSSO SINOP

Mãe elogia acolhimento a crianças autistas no estande da Prefeitura na ExpoNorte

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A inclusão social foi pauta da Prefeitura de Sinop durante a execução da ExpoNorte 2025. Compromissada com a causa das pessoas atípicas, o executivo promoveu um espaço inclusivo e acessível a todos os públicos de Sinop. O local estratégico e acolhedor permitiu a convivência harmônica de duas crianças do espectro autista no estande da agricultura familiar e de alunos da rede municipal de ensino.

“Eu sou mãe de duas crianças atípicas, que eu amo demais, são tudo para mim e eu trouxe eles hoje aqui para conhecer a feira e tem realmente um ambiente acolhedor não somente para os meus, como para todas as mães que queiram trazer seus filhos. Elas podem, sim, trazer seus filhos porque tem segurança, tem um ambiente apropriado para receber todos os nossos [filhos atípicos]”, contou Danieli Padova, mãe atípica.

Com ambiente disposto para todos os públicos, e equipe preparada, o estande da Prefeitura contou com a exposição de mini animais (vacas, touros e pôneis) e alimentos da produção da agricultura familiar (mel, castanhas, tortas salgadas e artesanato). O local foi administrado pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Conhecedora dos desafios diários para manter a boa comunicação e receptividade de seus filhos, Danieli expressou contentamento com o preparo do espaço e destacou a alegria dos filhos em poder participar de um evento de grande vulto para o município, como o caso da ExpoNorte.

“Eles gostaram bastante; o espaço da Prefeitura está lindo, tem vários animais, bem bonitos para as crianças, são mini animais. Eles amaram tudo. Fomos muito bem recebidos por todos, o espaço está lindo e bem acolhedor para receber nossas crianças”, concluiu.

Ainda proporcionando novas experiências e promovendo a inclusão para crianças, cerca de 800 alunos da rede pública municipal de ensino tiveram o privilégio de desfrutar do ambiente, bem como da área de diversão do parque, durante dois dias da exposição.

“Estamos muito felizes, porque é um momento cultural […]. Quanto aprendizado quando eles passaram pelas abelhas, quanta riqueza tem ali, os animais. Eu como diretora da escola, fico muito feliz mesmo de a nossa escola ter sido contemplada para poder estar participando e a gente pode ver o sorriso em cada criança. Então, é muita felicidade, mesmo, estar participando desse momento especial”, relatou a professora Marisa Soares, diretora da Escola Municipal de Educação Básica Laura Herondina de Moraes, localizada no bairro Bom Jardim.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.