Empresas do Sul do paĂs movimentaram cerca de R$ 34 bilhĂ”es em 2023 utilizando plataformas do Google como a Busca, o Google Ads, o AdSense, a Play, o Google Cloud e o YouTube. O dado faz parte do RelatĂłrio de Impacto do Google, divulgado no fim de agosto. No Google For Brasil 2024, realizado em junho, a companhia jĂĄ havia antecipado que o impacto do Google na economia brasileira no ano passado foi de mais de R$ 188 bilhĂ”es.
O levantamento foi realizado pela consultoria global Access Partnership, com nĂșmeros obtidos a partir de informaçÔes pĂșblicas combinadas a uma metodologia concebida exclusivamente para estimar os benefĂcios econĂŽmicos gerados pelo Google, similar Ă usada em outros paĂses, como AustrĂĄlia, Cingapura, Coreia do Sul, JapĂŁo e Nova ZelĂąndia.
Os cĂĄlculos incluem o retorno de investimento gerado aos anunciantes em campanhas publicitĂĄrias nas plataformas do Google, a receita compartilhada com publishers e criadores de conteĂșdo, e a receita das empresas brasileiras com o uso da nuvem.
Segundo o relatório, empresas de todos os tamanhos se beneficiaram das ferramentas do Google, o que contribuiu para o impacto econÎmico na região em 2023. Dentre elas, a gigante MadeiraMadeira apresentou resultados expressivos de faturamento a partir da otimização de suas campanhas publicitårias nas plataformas da big tech.
Um dos trĂȘs unicĂłrnios curitibanos, a MadeiraMadeira Ă© a maior plataforma de mĂłveis e decoração do Brasil. A empresa jĂĄ trabalhava com ferramentas de inteligĂȘncia artificial para alcançar este objetivo, mas tinha receio de aplicar a tecnologia para expansĂŁo dos anĂșncios por conta do termo âmadeiraâ ser comum e abrangente, podendo atrair pessoas que nĂŁo tinham real interesse nos seus produtos â assim, investindo em cliques que nĂŁo trariam resultados efetivos.
Como estratĂ©gia, a marca optou por usar uma configuração mais flexĂvel nos anĂșncios (correspondĂȘncia ampla) e deixar que a inteligĂȘncia artificial do Google otimizasse os custos automaticamente. Para evitar alcançar pessoas que buscassem apenas pela palavra âmadeiraâ e nĂŁo pelos produtos da empresa, a MadeiraMadeira adicionou uma proteção extra nos anĂșncios, garantindo, assim, que apenas o pĂșblico-alvo da campanha clicasse nos seus conteĂșdos.
Aliando flexibilidade Ă inteligĂȘncia artificial do Google, a empresa nĂŁo apenas alcançou sua meta, como teve uma alta de 17% em performance, alĂ©m de reduzir em 15% seus gastos com anĂșncios. Isso significa que o e-commerce passou a faturar mais com cada real investido em anĂșncios.
âEm colaboração com a equipe do Google, implementamos melhorias focadas em IA que nos permitiram engajar efetivamente com clientes que procuram MadeiraMadeira. Com um monitoramento cuidadoso, geramos mais lucratividade ao negĂłcioâ, comenta Bruno CĂ©sar dos Santos, gerente sĂȘnior de performance da MadeiraMadeira.
Fonte: gazzconecta