O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou na tarde desta terça-feira (20) o colega americano Donald Trump. Para Lula, ele quer governar o mundo através de suas redes sociais, notadamente o Twitter (atual X).
“Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo também fala a mesma coisa que ele falou. É possível eu tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês? Se eu achar que vocês são objeto e não um ser humano?”, disse o presidente, em um evento de entrega de unidades habitacionais no Rio Grande do Sul.
Lula ignorou no discurso que a rede social de preferência de Trump é a Truth Social, um concorrente ao qual o presidente americano aderiu em 2022 depois de ser banido do X. Usuário de Truth Social desde o lançamento, Trump tem usado a rede social para anúncios importantes e informações em primeira mão.
Tem girado pelo debate político as recentes ações de Trump no sentido de anexar o território da Groenlândia. A declaração de Lula vem em um contexto de críticas à postura do presidente americano por líderes mundiais, que o acusam de colocar em primeiro lugar as pretensões de defesa dos interesses americanos sobre a soberania do território europeu.
Lula vem em uma sequência de críticas à política externa americana. Em artigo publicado no domingo no jornal americano The New York Times, o presidente chamou de “lamentável” a recente ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro em 3 de janeiro. Para Lula, ações como esta reforçam a “erosão contínua da lei internacional e da ordem multilateral estabelecida desde a Segunda Guerra Mundial”.
Fonte: gazetadopovo






