O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, , na manhã desta quarta-feira, 14, no Cairo, capital do Egito.
O petista se reunirá com o presidente do país, Abdel Fattah El-Sisi, para tratar, entre outros assuntos, sobre a mediação da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. O Egito
Segundo o Itamaraty, o Brasil se aproximou do Egito durante as negociações para . A saída dos brasileiros passava pelo território egípcio.
Os dois presidentes ainda devem tratar de investimentos, comércio e cooperação técnica, além de outros temas. Depois do Egito, Lula vai viajar para a Etiópia, na sexta-feira 16. No país, o presidente participará da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.
A Etiópia e o Egito se tornaram recentemente membros do Brics, que reúne as principais economias emergentes do mundo.
Conforme o Itamaraty, o convite ao presidente para participar do encontro da cúpula dos chefes de Estado demonstra o reconhecimento do continente aos esforços do Brasil para construir pontes com a região. O Brasil apoiou a entrada do Egito e da Etiópia no Brics.
Em 2024, Lula ainda não fez viagens internacionais. Desse modo, começando pela África, ele demonstra a importância que dá ao continente.
Fonte: revistaoeste