Sophia @princesinhamt
PolĂ­tica

Lula acumula 19 pedidos de impeachment em seu 3Âș mandato presidencial

2025 word3
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

Em seu terceiro mandato como chefe do Poder Executivo, o Luiz InĂĄcio Lula da Silva jĂĄ foi alvo de 19 pedido de impeachment. O Ășltimo — e com o maior nĂșmero de adesĂ”es — motivado por uma declaração em que o petista compara o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas ao Holocausto.

Dos 19 pedidos, dois foram arquivados e os outros 17 permanecem sob anålise da Cùmara dos Deputados. Cabe ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), decidir se acolhe, ou não, as solicitaçÔes para dar início ao processo.

Lula desponta como o presidente com o maior nĂșmero de requerimentos de impeachment no primeiro ano e dois meses de gestĂŁo, acumulando mais que o dobro do que tinha o ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo perĂ­odo, segundo levantamento do portal R7.

Os dois presidentes que sofreram impeachment — Dilma Rousseff e Fernando Collor de Mello — tiveram menos pedidos protocolados no primeiro ano de mandato. Dilma não teve registro de requerimentos do tipo no ano inicial da gestão.

JĂĄ Collor teve dois pedidos no mesmo perĂ­odo. Ao todo, Dilma acumulou 68 pedidos de impeachment durante todo o governo. Enquanto Collor, acumulou 29.

Os primeiros dois pedidos de impeachment datam de janeiro de 2023. Os dois foram arquivados e sĂŁo sobre o mesmo assunto: a fala do petista durante uma viagem oficial Ă  Argentina. Na ocasiĂŁo,

O Ășltimo requerimento, desta quinta-feira, . O pedido foi protocolado depois de Lula, em uma coletiva na EtiĂłpia, comparou o conflito entre Israel e Hamas ao extermĂ­nio de judeus promovido pelo ditador da Alemanha nazista Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente na ocasião.

As principais acusaçÔes contra o petista, nos outros pedidos de impeachment, são:

  • Crime de responsabilidade pela dispensa indevida no processo de licitação para compra de mĂłveis de luxo;
  • Atuação e suposta omissĂŁo para evitar os atos de vandalismo que aconteceram em 8 de janeiro;
  • Tentativa de impedir a instalação de comissĂ”es parlamentares de inquĂ©rito para investigar o 8 de janeiro;
  • Declaração em que diz que queria “fod***” o ex-juiz da Lava Jato e hoje senador Sergio Moro;
  • Recepção do ditador da Venezuela, NicolĂĄs Maduro;
  • Declaração em que diz ter “orgulho de ser chamado de comunista” e que o conceito de democracia Ă© “relativo”;
  • Chamar os bolsonaristas, apoiadores do ex-presidente, de “malucos” e que o “bolsonarismo nĂŁo foi derrotado”;
  • Suposto emprĂ©stimo de US$ 1 bilhĂŁo Ă  Argentina para tentar impedir o avanço de Javier Milei durante as eleiçÔes no paĂ­s;
  • Crime de responsabilidade por supostamente permitir que a primeira-dama, Janja, “assumisse a agenda presidencial”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.