Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde: Homenagens na Câmara de Vereadores aos Para-atletas da cidade

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Em uma manhã de celebração e reconhecimento, para-atletas que representaram Lucas do Rio Verde em competições ao longo de 2025 foram recebidos em sessão solene na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (08). O plenário da Casa reuniu os atletas, seus pais e a técnica e professora de educação física, Luciana Mafra Stefanello, para um bate-papo com os vereadores, seguido de fotos e palavras de incentivo.

O vereador Jackson Lopes, que na gestão anterior atuou como secretário municipal de Esportes e foi um dos articuladores iniciais do projeto, destacou o trabalho conjunto entre os poderes. “Poder Executivo juntamente com o Legislativo tem apoiado muito as práticas esportivas em Lucas do Rio Verde. Nossa proposta era ampliar as ofertas, e uma delas foi o para-atletismo”, afirmou Lopes, dirigindo elogios à técnica e aos atletas que têm se destacado nacionalmente. “É um orgulho para nós”.

Expansão e conquistas em 2025

A técnica Luciana Mafra Stefanello fez um balanço do que classificou como “um dos anos mais prósperos para o esporte paralímpico” no município. Além do atletismo, a Secretaria de Esportes passou a ofertar a bocha paralímpica, modalidade voltada para atletas cadeirantes, desenvolvida na FAE.

“Todos os atletas em idade escolar que participaram das competições em Cuiabá foram campeões, alcançaram os índices necessários e compuseram a delegação de Mato Grosso no nacional, em São Paulo”, explicou Luciana. “Não basta querer, precisa alcançar essas marcas. Trabalhamos o ano todo para esse momento.”

Trabalho de formiguinha e convite à inclusão

O projeto, que começou de forma modesta com uma atleta – Vitória, hoje adulta e competindo por outro estado –, hoje conta com 9 alunos, sendo 5 em idade escolar que competem regularmente. Luciana descreve a evolução como um “trabalho de formiguinha” e estende um convite às famílias.

“O convite que a gente faz é experimentarem, virem conhecer o projeto, o para-atletismo, a bocha paralímpica, e ver a possibilidade que seus filhos têm de se desenvolver dentro do esporte”, disse a técnica. “Quem está ali abraçou a oportunidade e vem colhendo os frutos do trabalho e da dedicação.”

Além dos resultados esportivos, Luciana destacou o impacto profundo na qualidade de vida e autoestima dos atletas. “Quando eles vão a uma competição nacional, se reconhecem nas outras deficiências, veem que, apesar da dificuldade, há um coleguinha mais comprometido ainda, fazem amizades… É muito bom poder propiciar isso a eles”, completou.

O presidente da Câmara, vereador Airton Callai, também prestou sua homenagem aos atletas, reforçando o apoio do Legislativo à iniciativa. O objetivo agora, conforme apontado pela técnica, é ampliar o número de participantes e consolidar a inclusão por meio do esporte, garantindo que mais crianças e jovens tenham acesso a essa transformadora vivência.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.