Sophia @princesinhamt
Mundo

Laudo sobre acidente de jato da Embraer nos EUA: queda é esclarecida

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O dos divulgou o relatório final sobre a queda de um jato executivo da . A aeronave Phenom 300, matrícula N55NR, caiu depois da decolagem, na cidade de Provo, no Utah, em 2 de janeiro de 2023.

A queda vitimou uma pessoa e deixou outras duas gravemente feridas. Segundo a investigação, o acidente foi causado por uma falha do piloto em realizar a remoção do gelo da aeronave antes da decolagem. No dia da queda, as condições climáticas eram adversas.

Testemunhas informaram que a aeronave foi retirada do hangar aquecido, reabastecida e exposta ao tempo sob neve e neblina por cerca de 40 minutos, sem nenhuma atenção ao degelo.

YouTube video

O Phenom 300 decolou, mas, em seguida, começou a rota de queda descontrolada contra o solo. O jato era equipado com um sistema de proteção contra gelo nas asas. Dados mostram que o piloto chegou a ligar o componente antes da decolagem, mas desligou pouco antes de começar a subida.

Relatório final sobre a queda do jato

A análise posterior do NTSB não apontou falhas mecânicas nos sistemas do avião, incluindo o sistema de proteção contra gelo. O acidente aconteceu por causa da perda de sustentação provocada pelo gelo acumulado nas asas, na fuselagem e na cauda.

O laudo final conclui que a causa provável do acidente foi a falha do piloto, ao afirmar que ele não realizou o procedimento correto de degelo antes da decolagem.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.