CENÁRIO AGRO

Junho registra aumento nos abates de bovinos devido às chuvas: saiba mais!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No mês de junho foram enviadas 613,5 mil cabeças de bovinos para as indústrias frigoríficas em Mato Grosso. O volume é considerado recorde para o mês e representa um incremento de 0,20% em relação ao número de animais de maio.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o prolongamento das chuvas ocasionou uma oferta tardia de animais da safra no estado, o que resultou em alta nos abates.

O Instituto destaca ainda em seu boletim semanal que o volume de fêmeas enviadas para o gancho no estado tornou a aumentar, após apresentar recuo no comparativo anual nos primeiros meses do ano.

O número de vacas e novilhas abatidas em junho foi 8,11% superior ao observado no mês de 2024.

“Entretanto, mesmo com essa alta, o volume de machos abatidos também aumentou de forma expressiva, de modo que a participação de fêmeas recuou 1,74 ponto percentual no comparativo mensal, fechando na média de 52,66%”, ressalta.

Para os próximos meses, a expectativa é que a oferta de gado oriundo da terminação em confinamento aumente e o abate de vacas e novilhas recue, reduzindo assim a participação de fêmeas.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.