Via @jornaloglobo | O juiz Astrit Kalaja, do Tribunal de Apelações de Tirana, foi morto a tiros nesta segunda-feira (6) dentro de uma das salas do edifício judicial, informou a polícia da Albânia. O crime foi cometido por um homem de 30 anos, identificado apenas pelas iniciais E. Sh., que estava envolvido no processo em andamento. O magistrado chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com as autoridades, o atirador também disparou contra outras duas pessoas presentes na audiência. Os feridos foram socorridos e não correm risco de morte. Após o ataque, o suspeito fugiu do local, mas acabou preso horas depois, e a polícia informou ter encontrado a arma usada no crime.
A motivação do ataque ainda não foi esclarecida. Informações publicadas no site do tribunal indicam que a audiência dizia respeito a uma disputa de propriedade imobiliária. As autoridades continuam investigando as circunstâncias do caso.
O episódio ocorre em meio a uma série de reformas no sistema judicial albanês, iniciadas em 2016 com o apoio da União Europeia e dos Estados Unidos, que levaram ao adiamento de dezenas de milhares de processos e à reestruturação de tribunais em todo o país.
Por O Globo — Tirana
Fonte: @jornaloglobo