Lançado em 1997, (As Good As It Gets em inglês) é um desses filmes que conseguem equilibrar humor, drama e romance com uma naturalidade que pouquíssimos conseguiram. Dirigido por e estrelado por , e , conseguiu conquistar a crítica, o público e a Academia de cinema, que lhe concedeu dois prêmios Oscar para seus protagonistas. A história acompanha Melvin Udall (Nicholson), um escritor maníaco e mal-humorado cuja rotina muda ao se cruzar com Carol (Hunt), uma garçonete e mãe solteira, e Simon (Kinnear), um artista em crise.
O que distingue Melhor É Impossível de outras comédias românticas é seu tom. Brooks aposta num protagonista que quebra os moldes: Melvin é racista, homofóbico, misantropo e completamente incapaz de interagir com o mundo de maneira saudável. No entanto, o roteiro se atreve a mostrar rachaduras nessa couraça de crueldade. Não busca justificar seu comportamento, mas questionar se uma pessoa tão difícil pode se abrir à possibilidade do amor e da empatia. E Nicholson, com seu habitual magnetismo, transformou um personagem detestável em um impossível de ignorar.
Neste contexto, o contrapeso perfeito é Helen Hunt como Carol, que traz humanidade e vulnerabilidade à história. Sua relação com Melvin não é tanto um romance de conto de fadas quanto uma negociação constante entre paciência e desespero. O filme mostra com crueza o quanto pode ser exaustivo cuidar de alguém que não se deixa ajudar, e faz isso sem perder o ritmo cômico. Carol representa o espectador: alguém que sabe que Melvin é insuportável, mas que também percebe que há algo por baixo de sua agressividade.
Gracie Films / TriStar Pictures
E a outra perna fundamental do filme é Simon, um personagem que dá à narrativa um ar mais terno e profundamente humano. O vínculo que se forma entre Melvin e Simon funciona como catalisador da mudança, obrigando o escritor a enfrentar seus preconceitos. Aqui o filme toca um nervo sensível: nos anos noventa, a representação de um homem gay numa comédia romântica de Hollywood ainda era terreno arriscado, e Melhor É Impossível se atreveu a fazê-lo com sensibilidade e calidez, mesmo quando o olhar de Melvin para Simon é, no início, abertamente hostil.
Por último, talvez eu ficaria com sua maneira de combinar o corrosivo e o comovente. Não é um filme confortável de assistir – na verdade, envelheceu razoavelmente e muitas das frases de Melvin continuam soando brutais e ofensivas -, e gerou debates sobre se o personagem é “redimível”. Mas, ao mesmo tempo, há um poder catártico em ver como alguém tão tóxico se vê obrigado a evoluir apesar de si mesmo. E também aparece um cachorrinho adorável.
Melhor É Impossível está disponível para streaming no HBO Max.
Fonte: adorocinema






