A escritora britĂąnica J.K Rowling, autora da saga Harry Potter, usou seu perfil oficial no Twitter/X para comentar , que gerou grande repercussĂŁo na manhĂŁ desta quinta-feira, 1Âș.
Cerca de 46 segundos depois do inĂcio da luta, Angela desistiu, depois de sofrer um forte golpe de Imane, chegou a ser chamada de âlutadora transâ pela imprensa. A argelina tem condição a qual se define como intersexo (antigamente chamada de hermafrodita) â e apresenta altos nĂveis de testosterona. Na luta, a italiana pode ter fraturado o nariz.
J.K Rowling fez vĂĄrias publicaçÔes sobre o assunto. Em uma delas, a escritora responde a um pronunciamento da chefe do departamento de segurança esportiva do , Kirsty Burrows. Na declaração, Kirsty afirma que a OlimpĂada de 2024 tĂȘm mais iniciativas para a saĂșde mental do que qualquer outro evento esportivo da histĂłria.
A autora de Harry Potter disse que a autorização do ComitĂȘ OlĂmpico para atletas biologicamente homens competirem na categoria feminina Ă© uma âvergonhaâ e que a OlimpĂada de Paris serĂĄ sempre lembrada pela âinjustiça brutalâ a Angela Carini.
âUma jovem boxeadora teve tudo o que ela trabalhou e treinou roubado porque vocĂȘ permitiu que um âhomemâ entrasse no ringue com elaâ, afirmou. âVocĂȘ Ă© uma vergonha, sua âsalvaguardaâ Ă© uma piada, e as OlimpĂada de Paris 2024 ficarĂĄ para sempre manchada pela brutal injustiça feita a Carini.â
A young female boxer has just had everything sheâs worked and trained for snatched away because you allowed a male to get in the ring with her. Youâre a disgrace, your âsafeguardingâ is a joke and #Paris24 will be forever tarnished by the brutal injustice done to Carini. https://t.co/JMKzVljpyr
â J.K. Rowling (@jk_rowling) August 1, 2024
Em seguida, J.K Rowling afirma que a imagem de Imane dando um tapa nas costas de Angela depois da proclamação de sua vitĂłria ânĂŁo poderia ser uma representação melhorâ do âmovimento dos direitos dos homensâ.
âAlguma imagem poderia resumir melhor o nosso novo movimento pelos direitos dos homens?â, perguntou a escritora. âO sorriso malicioso de um homem que sabe que estĂĄ protegido por um establishment esportivo misĂłgino, aproveitando a angĂșstia de uma mulher que ele acabou de dar um soco na cabeça e cuja ambição de vida ele acabou de destruirâ.
Could any picture sum up our new menâs rights movement better? The smirk of a male whoâs knows heâs protected by a misogynist sporting establishment enjoying the distress of a woman heâs just punched in the head, and whose lifeâs ambition heâs just shattered. #Paris2024 pic.twitter.com/Q5SbKiksXQ
â J.K. Rowling (@jk_rowling) August 1, 2024
J.K Rowling e as acusaçÔes de âtransfobiaâ

Por suas opiniĂ”es sobre a ideologia de gĂȘnero e a cultura woke, J.K Rowling Ă© frequentemente classificada como âtransfĂłbicaâ e âterfâ, acrĂŽnimo em inglĂȘs para âfeminista radical transexcludenteâ.
A britĂąnica tornou pĂșblica sua posição sobre a causa trans em 2019. Ficou ao lado da pesquisadora Maya Forstater, que perdeu o emprego no Centro de Desenvolvimento Global depois de publicar no Twitter/X ser contra uma proposta do governo britĂąnico que tornaria mais fĂĄcil aos transgĂȘneros mudarem de sexo legalmente.
âVista-se como quiserâ, declarou J.K Rowling no Twitter/X. âChame a si mesmo do que quiser. Durma com qualquer adulto que consinta vocĂȘ. Viva sua melhor vida em paz e segurança. Mas forçar as mulheres a deixarem seus empregos por afirmar que sexo Ă© real? #IStandWithMaya (eu apoio Maya).â
Em 2020, as campanhas de Ăłdio contra a autora decolaram. Isso ocorreu porque J.K Rowling usou seu Twitter/X para âzombar do uso de frases âtrans-inclusivasâ estranhas e sem sentido para descrever mulheresâ.
Em meio Ă s crĂticas, a autora explicou nĂŁo ter problemas com pessoas trans, mas que se preocupava com a âinvisibilidadeâ do sexo biolĂłgico feminino poderia ameaçar direitos âduramente conquistadosâ ao longo dos sĂ©culos pelas mulheres. Chegou a demonstrar solidariedade aos transexuais.
âAcredito que a maioria das pessoas trans identificadas nĂŁo apenas representam uma ameaça zero para os outros, mas sĂŁo vulnerĂĄveisâ, disse J.K Rowling. âAs pessoas trans precisam e merecem proteção. NĂŁo sinto nada alĂ©m de empatia e solidariedade com as mulheres trans que foram abusadas por homens.â
JĂĄ em 2023, Chris Moore, gerente da seção de Projetos de ExposiçÔes do Museu de Cultura Pop de Seattle, anunciou a retirada do nome de J.K Rowling e de todas as referĂȘncias ou itens relacionados a ela de uma amostra cultural do grupo.
Chris, que se considera uma pessoa trans, alegou que J.K Rowling Ă© uma âentidade fria, sem coração e sugadora de alegriaâ, por causa de comentĂĄrios considerados discriminatĂłrios contra pessoas como ela.
J.K Rowling criticou o apoio dos atores Daniel Radcliffe e Emma Watson, intérpretes de Harry Potter e Hermione Granger na adaptação cinematogråfica da saga, à causa trans em abril deste ano.
Fonte: revistaoeste