Inaugurado em 2025, o Orient Express La Dolce Vita é o primeiro trem de luxo inteiramente projetado e construído na Itália. A linha é uma parceria entre a italiana Arsenale S.p.A. e a Orient Express, parte do Grupo Accor, que já opera outras linhas do mesmo tipo pela Europa.
São 18 roteiros com duração de um a cinco dias, passando por várias regiões do país e incluindo cidades como Roma, Florença, Veneza e a ilha da Sicília, acessada por uma balsa ferroviária. As viagens incluem refeições a bordo de alto nível com vista para as fabulosas paisagens italianas.
Trem de luxo na Itália exalta estilo de vida sofisticado
O mais novo projeto da rede de trens Orient Express tem como referência a estética “La Dolce Vita”, termo popularizado pelo filme homônimo do cineasta italiano Federico Fellini. A expressão representa o estilo de vida, decoração, artes e arquitetura pujante da década de 1960.

O design de interiores dos vagões de luxo é do estúdio Dimorestudio, fundado por Emiliano Salci e Britt Moran, com inspiração em nomes do design italiano como Giò Ponti, Nanda Vigo, Gae Aulenti e Osvaldo Borsani. O resultado combina a sofisticação de paletas em tons sóbrios com padrões geométricos. Todas as cabines são equipadas com cama de casal, sofá, poltronas e banheiro privativo. O serviço de quarto está disponível para todos os passageiros, e o vagão-restaurante serve almoço, jantar e chá da tarde.
Siga
A gastronomia no trem é uma atração à parte, já que o cardápio é assinado pelo chef alemão Heinz Beck, que ganhou a distinção três-estrelas Michelin pelo restaurante La Pergola, em Roma. Além das refeições habituais, no Lounge Bar bebidas são servidas durante todo o trajeto.
Quanto custa uma viagem de Dolce Vita Orient Express?
Algumas coisas na vida, não têm preço. Já as viagens à bordo do Orient Express La Dolce Vita variam de acordo com o itinerário, mas costumam ser salgadas.
A viagem “Tastes of Tuscan Vineyards”, uma das mais acessíveis, custa a partir de 3.060 euros por pessoa ou pouco mais de 18 mil reais na cotação atual. Outros roteiros podem ir além, como a viagem de Roma até a Sicília, por 7.880 euros, cerca de 49 mil reais.
Quem estiver em busca de uma viagem mais longa pode curtir a rota completa The Grand Tour, passando por Roma, Veneza, Matera, Taormina e Palermo. Os valores são a partir de 16.640 euros por pessoa, aproximadamente 102 mil reais. E é bom preparar a conta bancária para os extras, já que passeios e degustações nas paradas não estão inclusos.
Fonte: viagemeturismo






