A Força Aérea de Israel promoveu um bombardeio ao sul de Beirute, no Líbano, entre a noite do último sábado, 5, e a madrugada deste domingo, 6. A defesa civil de Gaza informou que o ataque atingiu uma mesquita da região, causou 24 mortes e feriu dezenas. As informações são do jornal britânico . De acordo com o Exército israelense, o grupo terrorista Hamas usava o local como um como centro de comando.
Ação ocorre 1 ano depois do ataque brutal do Hamas contra Israel
O ataque à mesquita ocorreu quando o conflito entre Israel e Hamas, no território palestino, se aproxima de completar um ano, em 7 de outubro. Testemunhas acreditam que o número de vítimas pode aumentar, uma vez que a mesquita abrigava deslocados.
Em Beirute, os ataques israelenses geraram intensos estrondos e flashes vermelhos e brancos por cerca de 30 minutos, visíveis a quilômetros de distância.
Escalada de ataques em Beirute
Os ataques seguem dias de bombardeios nos subúrbios da cidade, áreas de forte presença do Hezbollah, grupo terrorista que conta com o apoio do Irã. Recentemente, Sayyed Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi morto. O seu potencial sucessor, Hashem Safieddine, está desaparecido desde sexta-feira, 4, depois de um ataque aéreo israelense próximo ao aeroporto internacional da cidade.
![Israel Bombardeia Mesquita Usada Como Quartel-General Do Hamas 2 Hassan Nasrallah, do Hezbollah, foi alvo de bombardeio de Israel](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/Hassan.jpg)
Fontes de segurança libanesas afirmaram que os ataques em Dahiyeh estão dificultando os esforços de resgate no local de um ataque anterior.
Impacto no Hezbollah
A perda de Safieddine representa um novo golpe para o Hezbollah e para o Irã. Ataques israelenses na região têm destruído a liderança do Hezbollah nos últimos meses. Ontem, o país judaico realizou seu primeiro bombardeio em Trípoli, ao norte, e também lançou ataques no sul do país.
Pelo menos oito ataques atingiram os subúrbios do sul de Beirute na noite de sábado, incluindo áreas próximas ao aeroporto. Antes, o exército israelense alertou os moradores para deixarem a região.
O porta-voz militar israelense, almirante Daniel Hagari, afirmou que Israel já eliminou 440 terroristas do Hezbollah em operações no sul do Líbano, além de destruir 2 mil alvos do grupo. O Hezbollah não divulgou suas perdas.
Fonte: revistaoeste