Cuiabá

Irmãos do Pedra 90 foram escolhidos para representar o Brasil em torneio internacional de karatê

Grupo do Whatsapp Cuiabá
Arquivo

Dois irmãos estudantes e moradores do bairro Pedra 90 em Cuiabá vão representar o Brasil no campeonato Pan-Americano de Karatê-Do Tradicional que será realizado no período de 18 a 22 de novembro deste ano no Ginásio Municipal Nélio Dias, em Natal (RN). Ambos integram a Seleção Brasileira de Karatê e são faixa laranja.

O evento, que vai reunir atletas de alto nível de países da América, é organizado pela Confederação de Karatê-Do Tradicional Brasileira (CKTB), com chancela da World Traditional Karatê-Do Federation (WTKF).

O aluno Arthur Lucas da Silva Luiz, 9 anos, está matriculado no 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão Matos Muller, localizada no bairro Pedra 90. Antes de participar do torneio internacional, o menor trilhou uma caminhada de sucesso na prática do karatê. Em dois anos de prática da arte marcial, foi convocado para atuar na Seleção e acumula medalhas de ouro e bronze.

Ele foi medalhista de ouro no campeonato brasileiro de karatê disputado em julho deste ano em Natal (RN). A conquista pelo ouro ocorreu em duas modalidades: kata individual e em equipe. Também conquistou medalha de bronze no campeonato JKA disputado em agosto deste ano em Goiânia (GO). 

A motivação do jovem Arthur Lucas da Silva Luiz a praticar karatê surgiu a partir do amor e admiração na família. “Meu irmão de 15 anos já praticava karatê. Gosto muito dele, daí comecei a praticar e gostei. Não sai mais e quero fazer sempre”, afirma.

O irmão é o jovem Guilherme Henrique da Silva Luz, de 15 anos, matriculado no 1º ano da Escola Estadual Cívico Militar Malik Didier Namer Zahafi, localizada no bairro Pedra 90.  Desde que prática karatê, o adolescente acumula seis medalhas de ouro. São quatro medalhas na Copa Lucas de Karatê, realizada em Lucas do Rio Verde (333 km de Cuiabá), uma medalha no torneio mato-grossense deste ano e outras duas em torneios nacionais. 

“Comecei a praticar karatê com o apoio da minha avó. Ela entendia que a arte marcial poderia me ajudar no desenvolvimento das habilidades. Graças a Deus deu tudo certo e ainda inspirei o meu irmão para o karatê”, afirma Guilherme.

A dona de casa Greidiane da Silva Costa, mãe dos caratecas, afirma que é uma emoção diária ver o desempenho dos filhos na arte marcial. “Eu fico muito feliz e emocionada porque são meus dois filhos. Sou o tipo de mãe que faz tudo pelos meus filhos. Cada vitória deles é minha também”. 

O diretor da escola, professor Wanderson Rodrigues Miranda, avalia que é um orgulho para a comunidade escolar. “É gratificante ver esse reconhecimento nacional dos nossos estudantes. Todos são humildes, brilhantes no que fazem, se dedicam a escola e as artes marciais buscando no campo do conhecimento o melhor para o futuro”. 

Usina de talentos

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão Muller tem 22 alunos praticantes de karatê que já conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze em competições estaduais e nacionais.

Todos exercem a arte marcial numa parceria da academia Shotokan com o projeto social Anjo Gabriel. A prática do karatê sempre ocorre no contraturno escolar no período das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h30, em diferentes ambientes. 

O estudante João Manoel dos Santos Lima, de 10 anos, matriculado no 4º ano, é outro jovem que se destaca na arte marcial. Ele já foi campeão estadual de karatê e medalhista de bronze em torneios estaduais. 

“Gosto muito de praticar karatê com meus colegas. Tenho muito orgulho das minhas medalhas e espero conquistar ainda mais”. 

O estudante Miguel Louzada Aran, matriculado no 5 ano da escola Gastão Muller, também integra a seleção brasileira de karatê e vai participar do torneio Pan-Americano. Ele revela que a motivação vem da sua avó que faz questão de sempre acompanhá-los nos treinos. “Ela cuida muito bem de mim e me incentiva no karatê para me ajudar no desenvolvimento”.

#PraCegoVer

A foto ilustra quatro estudantes de Cuiabá que praticam karatê. Todos vestem kimono branco, faixas laranja de karatê e exibem as medalhas individuais conquistadas em torneios. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Emanoele Daiane

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.