O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (24), os dados sobre intoxicações por metanol relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas no Brasil. Até o momento, foram registradas 108 notificações, sendo 58 casos confirmados e 50 ainda em investigação. Outras 635 notificações foram descartadas após análise.
O estado de São Paulo continua liderando o número de registros, com 44 casos confirmados, 14 em investigação e 434 descartados. Além de São Paulo, também há confirmações em Mato Grosso (1), Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1).
Entre os casos que seguem sob investigação, Pernambuco analisa 19 notificações, seguido por Piauí (4), Mato Grosso (4), Paraná (4), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).
Dos casos confirmados, 15 resultaram em morte, sendo 9 em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Outros 9 óbitos estão em investigação: 4 em Pernambuco, 2 no Paraná, 1 em Minas Gerais, 1 em Mato Grosso do Sul e 1 em São Paulo. Já 32 notificações de mortes foram descartadas após exames.
Casos em Mato Grosso
O caso confirmado em Mato Grosso é um paciente, de 24 anos, morador de Várzea Grande, que apresentou lesões oculares irreversíveis, uma das complicações mais graves associadas à exposição ao metanol.
Já entre os quatro casos sob investigação, está o Igor Thomae Rodrigues, 27 anos, de Água Boa (MT). Ele perdeu a visão após ser intoxicado por metanol e está internado no Instituto de Neurologia de Goiânia (GO) desde segunda-feira (20) para tratamento com o antídoto fomepizol.
Os outros três casos suspeitos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) são:
- Um homem, de 40 anos (Várzea Grande): internado, aguardando resultado laboratorial;
- Uma menina, de 18 anos (Cuiabá): recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (23/10). No entanto, o caso segue em investigação aguardando resultado laboratorial oficial;
- Um homem, de 30 anos (Várzea Grande): internado, aguardando resultado laboratorial.
⚠️ Alerta
Para evitar possíveis incidentes envolvendo intoxicação por consumo de bebidas adulteradas, a SES orienta a população a seguir as seguintes medidas:
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas dos lotes listados acima, ou de procedência desconhecida;
- Conferir cuidadosamente a marca, o lote e a validade antes de consumir bebidas alcoólicas;
- Em caso de sintomas como visão borrada, dor de cabeça intensa, náusea, vômitos ou tontura, procurar imediatamente um serviço de saúde;
- Denunciar estabelecimentos que comercializem produtos suspeitos pelos canais oficiais, como o Fale Cidadão.
Fonte: primeirapagina






