Mais de 613 mil aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidosainda não solicitaram o ressarcimento garantido por acordo firmado entre a Previdência Social e entidades envolvidas.
O acordo prevê que as vítimas da fraude recebam integralmente os valores descontados, com correção pela inflação, diretamente na conta bancária onde o benefício é pago.
Podem aderir:
- Beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade responsável em até 15 dias úteis;
- Quem teve descontos não autorizados entre março de 2020 e março de 2025;
- Pessoas com ação judicial em andamento, desde que desistam do processo para receber pelo acordo.
Como aderir ao acordo sobre os descontos indevidos


O prazo para adesão vai até 14 de novembro. É preciso formalizar a contestação dos descontos indevidos por um dos seguintes canais:
- Aplicativo Meu INSS;
- Central 135 (telefone);
- Agências dos Correios.
Segundo o INSS, mais de 1,8 milhão de beneficiários já aderiram ao acordo, o que representa cerca de 75% do total de aptos. A expectativa é que 99% recebam os valores até a próxima segunda-feira, 18 de agosto.
Fique atento
A devolução dos descontos indevidos é uma oportunidade para que aposentados e pensionistas recuperem valores cobrados indevidamente. Por isso, é essencial acompanhar o extrato de pagamento mensal e agir rapidamente em caso de irregularidades.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025
Fonte: cenariomt