As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee 2025) estarão abertas entre 1º de agosto e 30 de setembro, com foco em estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental das redes pública e privada. A participação é gratuita.
O objetivo da competição é promover a conscientização sobre o uso responsável da energia, além de destacar temas como sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos relacionados aos recursos naturais.
Professores também terão acesso a um curso de formação específico, oferecido durante os meses de agosto e setembro.
As fases da olimpíada têm início em outubro, com desafios gamificados e provas objetivas aplicadas por meio do site e aplicativo da Onee. O resultado será divulgado ainda em outubro, e a cerimônia de premiação ocorrerá em 6 de novembro, em Brasília.
Serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para os estudantes com melhor desempenho em cada estado.
Os medalhistas também garantirão vaga direta na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, dispensando a etapa inicial.
A Onee é organizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com coordenação do Instituto Abradee, vinculado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.
Fonte: cenariomt