Sophia @princesinhamt
Notícias

Inscrições abertas para o programa Mais Médicos com 34 vagas em Mato Grosso do Sul

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Governo Federal lançou nesta semana um novo edital do programa Mais Médicos. São, ao todo, 3.174 vagas disponíveis nas 27 unidades federativas. No Mato Grosso do Sul, estão previstas 30 vagas em 21 municípios, além de outras quatro no Distrito Sanitário Especial Indígena do estado.

As inscrições para o programa já estão disponíveis e podem ser feitas até o dia 8 de maio.

De acordo com o governo, a intenção do novo edital é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social do país. Em Mato Grosso do Sul, a cidade com maior número de oportunidades previstas é Amambaí, com quatro vagas. Para os distritos indígenas também são oferecidas 4 vagas.

Confira o número de vagas por município em MS:

Amambaí – 4 vagas
Figueirão – 2 vagas
Itaquiraí – 2 vagas
Maracaju – 2 vagas
Mundo Novo – 2 vagas
Novo Horizonte do Sul – 2 vagas
Terenos – 2 vagas
Bataguassu – 1 vaga
Caracol – 1 vaga
Costa Rica – 1 vaga
Coxim 1 vaga
Douradina – 1 vaga
Fátima do Sul – 1 vaga
Jardim – 1 vaga
Juti – 1 vaga
Ladário – 1 vaga
Nioaque – 1 vaga
Ponta Porã – 1 vaga
Santa Rita do Pardo – 1 vaga
Sete Quedas – 1 vaga
Três Lagoas – 1 vaga

DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena Mato Grosso do Sul) – 4 vagas (duas para Paranhos e duas para Tacuru)

Distribuição no país

As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para esses dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação, um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.

A oferta das vagas considera o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025, lançada no dia 30 de abril. O estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões, por isso, a prioridade do Mais Médicos é atender as de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais.

As vagas contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). Na divisão por regiões, o edital prevê 1.105 vagas no Nordeste, 945 no Sudeste, 419 no Sul, 397 no Norte e 200 vagas na Região Sul.

O Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, o programa atualmente conta com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.