A Rodada de negócios Madeira Sustentável promoveu 345 reuniões com participação de 29 compradores e 24 fornecedores de Mato Grosso. Durante o evento, realizado em Santa Catarina (SC), na quarta-feira (07), cada fornecedor pôde negociar com até 16 clientes, ampliando as possibilidades de negócios e parcerias comerciais.
Organizada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e de Mato Grosso (Sebrae/MT) e parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), a Feira Madeira Sustentável reforça o papel estratégico das florestas manejadas de forma legal e responsável, destacando Mato Grosso como um dos principais polos de produção madeireira do país.
As áreas de manejo florestal em propriedades privadas no território mato-grossense abarcam 5,2 milhões de hectares, com potencial para estocar até 2,3 bilhões de CO2 equivalente. Essas áreas de vegetação nativa conservadas possibilitaram a produção de dois milhões de metros cúbicos (m3) de madeira em tora com valor total de R$ 498 milhões em 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Renda que dinamiza a economia local com o emprego de 15 mil trabalhadores com carteira assinada na atividade florestal no estado.
O presidente do Cipem destaca que as parcerias foram fundamentais para o sucesso do evento. “A primeira rodada de negócios do evento Madeira Sustentável foi um divisor de águas. Uma ação estratégica, inovadora, que fortalece o relacionamento direto entre quem produz e quem consome madeira legal e sustentável, fortalecendo o elo comercial e ampliando as oportunidades para os empresários de Mato Grosso”, afirmou,adiantando planos de ampliar o modelo nas próximas edições.
“O excelente volume de negócios concretizados representa a semente de uma nova era de prosperidade para o setor de base florestal brasileiro. Estamos testemunhando uma virada de chave na forma de negociar e projetando o setor para um novo patamar”, complementou o presidente do FNBF, Frank Almeida.
Analista na Gerência de Competitividade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), Helen Camargo afirma que o Sebrae acredita muito no setor madeireiro. “Trabalhamos com esse olhar de fomentar negócios a partir da biodiversidade. O setor madeireiro dialoga com isso. Fazer ações de promoção de mercado, criar conexão entre fornecedores e compradores, é uma estratégia fundamental para fortalecer negócios de curto, médio e longo prazos”, diz.O modelo do evento é dinâmico e eficiente: todos os fornecedores foram apresentados previamente a um grupo de compradores, que puderam escolher com quais empresas desejavam se reunir. A partir dessas escolhas, foi elaborada uma agenda personalizada com horários definidos para cada reunião ao longo do dia, onde cada fornecedor apresentouseus produtos e condições comerciais aos compradores interessados.
De acordo com a analista na Gerência de Competitividade do Sebrae/MT, promover rodada de negócios é uma estratégia que o Sebrae adota há algum tempo com diversos setores econômicos. “Foi fundamental a união do Sebrae, do Cipem, do Fórum nessa jornada. Foi uma construção conjunta, somando esforços com o setor madeireiro para seu fortalecimento e desenvolvimento sustentável para Mato Grosso”, conclui.
Fonte: cenariomt